Gestão de sala de aula – integração da escolarização e a História da cidade
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i2.12678Resumo
Com base em toda teoria e estudos realizados ao longo do curso A escola e a cidade: políticas públicas educacionais, pesquisas e experiência profissional apresento uma proposta que visa desenvolver um trabalho protagonista e de integração com a cidade, onde o professor com sua expertise passa a desenvolver o papel de mediador conhecimento realizando um link entre o aluno, conhecimento e sua aplicação. Nas observações que tenho registrado como membro de Equipe da Diretoria Regional Pedagógica do Médio Paraíba em minhas visitas as Unidades Escolares percebo claramente que as propostas da Rede não têm apresentado o efeito esperado, isso porque a proposta não chega ao aluno e família de maneira precisa e/ou na maioria das vezes por falta de entendimento de um dos canais de comunicação entre os atores envolvidos no processo. Sendo esse um grande desafio. A proposta pretende tratar de uma transformação na sala de aula, com a apresentação do diagnóstico e propondo um trabalho integrado e diferenciado, onde os interessados no processo – aluno, professor, família, escola - sejam agentes ativos nas tomadas de decisões. Com uma proposta voltada para o protagonismo espero impactar diretamente no incentivo e consequentemente em melhores resultados, inclusive no desenvolvimento das habilidades não-cognitivas, pois nossos alunos precisam desenvolver sua visão de futuro, criando expectativas. Precisamos propor aulas que despertem a motivação, criando um ambiente agradável onde o aluno queira permanecer e fazer a diferença, e conhecendo as possibilidades que sua cidade oferece, participando ativamente das tomadas de decisões. Desta forma espero impactar nos resultados e aumentar a produtividade. Apresentar a cidade que ele vive com um olhar diferente, voltado para crescimento individual e coletivo. Uma cidade com grande riqueza histórica e cheia de oportunidades, mas que passa por um momento crítico, fragilizada pela violência urbana. A Escola precisa ajuda-los a vencer esse momento, tornando seu espaço e suas atividades mais atrativas. Um Chá Cultural irá oficializar o projeto, uma forma agradável e que vai gerar nos participantes a corresponsabilidade para o sucesso do Projeto. Novamente os alunos serão os protagonistas fazendo os convites e entregando em mãos aos convidados. O projeto tem a pretensão de vencer os desafios com um baixo custo, utilizando os recursos já existentes e propondo um trabalho de mudanças no cotidiano escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.