Circuito Histórico
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i2.12679Resumo
Essa proposta tem a intenção de possibilitar caminhos para melhoria significativa das habilidades de produção de textos de vários gêneros literários, dramatização, melhorando as competências em interpretação de textos e escrita formal. Analisando os resultados das disciplinas: L. Portuguesa, L. Estrangeira, Historia e Geografia apresentados no 8o ano, fica evidenciada a necessidade de implementar ações para melhoria do desempenho dos alunos no campo das linguagens. A proposta de intervenção possibilitará tornar a construção do conhecimento mais dinâmico, desmontar a idéia de que história só existe em livros, que o aluno possa se reconhecer como um ator da história local e a partir daí estreitar os laços com a escola e a comunidade, através de suas etapas que contemplam visitas de campo, rodas de conversa e observação inteligente dos espaços culturais que contam a história da cidade. Ao visitar os espaços históricos e perceber o quanto a história recente e marcante da cidade influencia nossas vidas, despertará maior interesse dos alunos. Ao mesmo tempo, ouvindo e assistindo a história sendo contada e/ou representada por colegas, pais, avos, tios, professores aumenta a auto-estima, o sentimento de pertencimento e o gosto pelo saber. Tendo a parceria de algumas instituições como instituto DAGAZ, associação de aposentados e contando com o Programa Mais Educação, a proposta tem a intenção de melhorar o conjunto de habilidades, reforçando a autonomia e cidadania dos alunos. O lançamento do projeto ocorrerá em evento próprio – Chá da tarde, com a presença da equipe diretiva e representantes das instituições parceiras. O projeto tem a pretensão de vencer os desafios com um baixo custo, utilizando os recursos já existentes e propondo um trabalho de mudanças no cotidiano escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.