Circuito Histórico

Sonia de Almeida Sérgio Howard

Resumo


Essa proposta tem a intenção de possibilitar caminhos para melhoria significativa das habilidades de produção de textos de vários gêneros literários, dramatização, melhorando as competências em interpretação de textos e escrita formal. Analisando os resultados das disciplinas: L. Portuguesa, L. Estrangeira, Historia e Geografia apresentados no 8o ano, fica evidenciada a necessidade de implementar ações para melhoria do desempenho dos alunos no campo das linguagens. A proposta de intervenção possibilitará tornar a construção do conhecimento mais dinâmico, desmontar a idéia de que história só existe em livros, que o aluno possa se reconhecer como um ator da história local e a partir daí estreitar os laços com a escola e a comunidade, através de suas etapas que contemplam visitas de campo, rodas de conversa e observação inteligente dos espaços culturais que contam a história da cidade. Ao visitar os espaços históricos e perceber o quanto a história recente e marcante da cidade influencia nossas vidas, despertará maior interesse dos alunos. Ao mesmo tempo, ouvindo e assistindo a história sendo contada e/ou representada por colegas, pais, avos, tios, professores aumenta a auto-estima, o sentimento de pertencimento e o gosto pelo saber. Tendo a parceria de algumas instituições como instituto DAGAZ, associação de aposentados e contando com o Programa Mais Educação, a proposta tem a intenção de melhorar o conjunto de habilidades, reforçando a autonomia e cidadania dos alunos. O lançamento do projeto ocorrerá em evento próprio – Chá da tarde, com a presença da equipe diretiva e representantes das instituições parceiras. O projeto tem a pretensão de vencer os desafios com um baixo custo, utilizando os recursos já existentes e propondo um trabalho de mudanças no cotidiano escolar.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.32888/cge.v3i2.12679

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexadores

sumarios_1_696            


ISSN 2318-9231