Gestão Participativa: o caminho para qualidade
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i3.12681Resumo
O processo de ensino e aprendizagem é permeado por vários aspectos: o envolvimento dos professores com o trabalho pedagógico; dos alunos com a própria aprendizagem e a relação entre estes dois atores em prol de um mesmo objetivo. Quando isso não ocorre o produto da escola fica deficitário e é manifestado pelos baixos resultados nas avaliações externas. Esses resultados revelam que as aprendizagens mínimas necessárias não ocorreram, ou seja a escola não está cumprindo com sua função social. A proposta desse plano é proporcionar um envolvimento dos alunos, professores e funcionários para um mesmo objetivo: a qualidade do trabalho da escola, visando acolher e valorizar todos em suas responsabilidades e atividades e em prol do principal serviço da escola que é a aprendizagem dos seus alunos. Propomos a construção coletiva de metas de qualidade e ações para cada segmento de atuação da escola visando garantir e sempre aumentar a satisfação do usuário e cliente. Com isso oportunizaremos outras formas de contato, acesso e monitoramento das aprendizagens dos alunos, por meio das tecnologias e materiais pedagógicos voltados para a mobilização dos mesmos em prol da própria aprendizagem e também, para utilização nas turmas de reforço escolar, visando estratégias mais eficazes e eficientes no propósito de recuperação das defasagens de aprendizagem. Diante do exposto o plano de empreendimento tem como objetivos estratégicos: implementar o aprimoramento constante da qualidade dos serviços prestados em todos os segmentos da escola, consolidar o envolvimento do aluno com a própria aprendizagem e garantir que as estratégias de recuperação de aprendizagem sejam efetivas recuperando de fato os alunos em suas dificuldades. Para sua implementação o valor solicitado de R$ 30.191,43 será utilizado na melhoria necessária da infraestrutura, contratação de serviços de informática para plataforma de comunicação e estudo e treinamento dos profissionais que farão uso destas tecnologias, bem como formação continuada dos professores na busca de variadas estratégias e metodologias de trabalho para que a aprendizagem dos alunos efetivamente ocorra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.