Gestão Participativa: o caminho para qualidade

Autores

  • Maria Isabel Machado Ferraz

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v3i3.12681

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem é permeado por vários aspectos: o envolvimento dos professores com o trabalho pedagógico; dos alunos com a própria aprendizagem e a relação entre estes dois atores em prol de um mesmo objetivo. Quando isso não ocorre o produto da escola fica deficitário e é manifestado pelos baixos resultados nas avaliações externas. Esses resultados revelam que as aprendizagens mínimas necessárias não ocorreram, ou seja a escola não está cumprindo com sua função social. A proposta desse plano é proporcionar um envolvimento dos alunos, professores e funcionários para um mesmo objetivo: a qualidade do trabalho da escola, visando acolher e valorizar todos em suas responsabilidades e atividades e em prol do principal serviço da escola que é a aprendizagem dos seus alunos. Propomos a construção coletiva de metas de qualidade e ações para cada segmento de atuação da escola visando garantir e sempre aumentar a satisfação do usuário e cliente. Com isso oportunizaremos outras formas de contato, acesso e monitoramento das aprendizagens dos alunos, por meio das tecnologias e materiais pedagógicos voltados para a mobilização dos mesmos em prol da própria aprendizagem e também, para utilização nas turmas de reforço escolar, visando estratégias mais eficazes e eficientes no propósito de recuperação das defasagens de aprendizagem. Diante do exposto o plano de empreendimento tem como objetivos estratégicos: implementar o aprimoramento constante da qualidade dos serviços prestados em todos os segmentos da escola, consolidar o envolvimento do aluno com a própria aprendizagem e garantir que as estratégias de recuperação de aprendizagem sejam efetivas recuperando de fato os alunos em suas dificuldades. Para sua implementação o valor solicitado de R$ 30.191,43 será utilizado na melhoria necessária da infraestrutura, contratação de serviços de informática para plataforma de comunicação e estudo e treinamento dos profissionais que farão uso destas tecnologias, bem como formação continuada dos professores na busca de variadas estratégias e metodologias de trabalho para que a aprendizagem dos alunos efetivamente ocorra.

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Publicado

2016-12-14

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos