Oficina de Leitura, Interpretação e Produção Textual

Autores

  • Arlete de Cássia O. Pereira Fabris Centro Educacional SESI 342 – Jardinópolis

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v3i3.12682

Resumo

O Centro Educacional SESI no 342, é uma escola bastante reconhecida na comunidade escolar, sendo referência na cidade de Jardinópolis. Possui instalações novas e adequadas e recursos didáticos e tecnológicos modernos, entretanto os resultados nas ultimas avaliações externas não tem sido satisfatório, o que mobilizou toda equipe escolar para o desenvolvimento de um trabalho mais efetivo, visando que os alunos obtenham avanços e desloquem do nível básico e abaixo do básico para o nível adequado e avançado. Os resultados que mais chamam a atenção são do 9o ano do Ensino Fundamental e do 3o ano do Ensino Médio, mostrando que há necessidade de intervenção imediata. Esse estudo dos resultados levou a equipe à constatação de que a unidade não tem conseguido realizar um bom trabalho de recuperação, o que vem refletindo nas avaliações da escola. Analisando todos os recursos que a escola possui e pensando em auxiliar o aluno na busca pela recuperação de habilidades que deixaram de ser adquiridas no decorrer do processo de ensino aprendizagem criamos a “Oficina de Leitura, Interpretação e Produção Textual”, um projeto inovador para a escola, que utiliza a leitura como base para superação das dificuldades, o que contribuirá positivamente não só com a disciplina de Língua Portuguesa, mas nas demais áreas de conhecimento. Nas oficinas os alunos serão estimulados a construir seu conhecimento por meio de estratégias e procedimento diversificados, que despertem seus interesses, proporcionando sucesso na recuperação da aprendizagem. O investimento para a realização do projeto é R$ 74.572,66, considerando a contribuição de um docente externo especialista que ministrará as oficinas, garantindo um avanço de forma significativa na aprendizagem dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos