Oficina de Leitura, Interpretação e Produção Textual

Autores

  • Arlete de Cássia O. Pereira Fabris Centro Educacional SESI 342 – Jardinópolis

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v3i3.12682

Resumo

O Centro Educacional SESI no 342, é uma escola bastante reconhecida na comunidade escolar, sendo referência na cidade de Jardinópolis. Possui instalações novas e adequadas e recursos didáticos e tecnológicos modernos, entretanto os resultados nas ultimas avaliações externas não tem sido satisfatório, o que mobilizou toda equipe escolar para o desenvolvimento de um trabalho mais efetivo, visando que os alunos obtenham avanços e desloquem do nível básico e abaixo do básico para o nível adequado e avançado. Os resultados que mais chamam a atenção são do 9o ano do Ensino Fundamental e do 3o ano do Ensino Médio, mostrando que há necessidade de intervenção imediata. Esse estudo dos resultados levou a equipe à constatação de que a unidade não tem conseguido realizar um bom trabalho de recuperação, o que vem refletindo nas avaliações da escola. Analisando todos os recursos que a escola possui e pensando em auxiliar o aluno na busca pela recuperação de habilidades que deixaram de ser adquiridas no decorrer do processo de ensino aprendizagem criamos a “Oficina de Leitura, Interpretação e Produção Textual”, um projeto inovador para a escola, que utiliza a leitura como base para superação das dificuldades, o que contribuirá positivamente não só com a disciplina de Língua Portuguesa, mas nas demais áreas de conhecimento. Nas oficinas os alunos serão estimulados a construir seu conhecimento por meio de estratégias e procedimento diversificados, que despertem seus interesses, proporcionando sucesso na recuperação da aprendizagem. O investimento para a realização do projeto é R$ 74.572,66, considerando a contribuição de um docente externo especialista que ministrará as oficinas, garantindo um avanço de forma significativa na aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos