Oficina de Leitura, Interpretação e Produção Textual
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i3.12682Resumo
O Centro Educacional SESI no 342, é uma escola bastante reconhecida na comunidade escolar, sendo referência na cidade de Jardinópolis. Possui instalações novas e adequadas e recursos didáticos e tecnológicos modernos, entretanto os resultados nas ultimas avaliações externas não tem sido satisfatório, o que mobilizou toda equipe escolar para o desenvolvimento de um trabalho mais efetivo, visando que os alunos obtenham avanços e desloquem do nível básico e abaixo do básico para o nível adequado e avançado. Os resultados que mais chamam a atenção são do 9o ano do Ensino Fundamental e do 3o ano do Ensino Médio, mostrando que há necessidade de intervenção imediata. Esse estudo dos resultados levou a equipe à constatação de que a unidade não tem conseguido realizar um bom trabalho de recuperação, o que vem refletindo nas avaliações da escola. Analisando todos os recursos que a escola possui e pensando em auxiliar o aluno na busca pela recuperação de habilidades que deixaram de ser adquiridas no decorrer do processo de ensino aprendizagem criamos a “Oficina de Leitura, Interpretação e Produção Textual”, um projeto inovador para a escola, que utiliza a leitura como base para superação das dificuldades, o que contribuirá positivamente não só com a disciplina de Língua Portuguesa, mas nas demais áreas de conhecimento. Nas oficinas os alunos serão estimulados a construir seu conhecimento por meio de estratégias e procedimento diversificados, que despertem seus interesses, proporcionando sucesso na recuperação da aprendizagem. O investimento para a realização do projeto é R$ 74.572,66, considerando a contribuição de um docente externo especialista que ministrará as oficinas, garantindo um avanço de forma significativa na aprendizagem dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.