Matemática em vídeoaulas

Autores

  • Giselle Lotto Neves E. E. Sergio Milliet da Costa e Silva – Santo André

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v3i3.12684

Resumo

Uma análise dos resultados da E.E. Sergio Milliet da Costa e Silva apresentou alguns problemas que merecem um olhar mais aprofundado quanto ao desempenho escolar de seus alunos. Apesar de nos últimos anos a escola ter atingido 75% das metas projetadas verificou-se uma defasagem na Área das Ciências da Natureza, principalmente na disciplina de Matemática em todas as séries. O projeto Matemática em videoaulas, aqui proposto, utiliza as novas tecnologias de informação e o potencial dos alunos para atividades de protagonismo juvenil em atividades desafiadoras visando despertar o interesse e o comprometimento em relação à aprendizagem a fim de reduzir o baixo desempenho na disciplina de Matemática. Trata-se de um projeto piloto com duração de 1 (um) com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. Os próprios alunos produzirão os vídeos das aulas, após a pesquisa e compreensão do conteúdo abordado. As videoaulas finalizadas serão apresentadas e disponibilizadas em blog com hospedagem na internet para consulta de toda a comunidade escolar. Todo o desenvolvimento dos trabalhos terá o professor como mediador das atividades e o acompanhamento da coordenação pedagógica e da direção da escola. Os objetivos estratégicos do projeto estão norteados nos principais problemas detectados no diagnóstico da escola. Sendo eles: reduzir as defasagens de aprendizagem e elevar o percentual de aproveitamento em Matemática; e desenvolver a capacidade leitora e escritora na resolução de problemas lógico-matemáticos. A escola possui uma sala de informática: a Sala do Acessa São Paulo, com banda larga. Os alunos demonstram grande interesse para os recursos digitais, a internet e as redes sociais. O Projeto Matemática em videoaulas pretende unir essas oportunidades e interesses para melhoria da aprendizagem lógico- matemática. Desta forma, o valor solicitado através de Edital totaliza R$ 10.500,00 que será utilizado para a aquisição de materiais permanentes e de consumo, bem como a contratação de serviços de terceiros. Como contrapartida a escola oferece o trabalho de profissionais especialistas na área pedagógica, totalizando 360 horas com um valor de RS 5.960,00.

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Publicado

2016-12-14

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos