Matemática em vídeoaulas
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v3i3.12684Resumo
Uma análise dos resultados da E.E. Sergio Milliet da Costa e Silva apresentou alguns problemas que merecem um olhar mais aprofundado quanto ao desempenho escolar de seus alunos. Apesar de nos últimos anos a escola ter atingido 75% das metas projetadas verificou-se uma defasagem na Área das Ciências da Natureza, principalmente na disciplina de Matemática em todas as séries. O projeto Matemática em videoaulas, aqui proposto, utiliza as novas tecnologias de informação e o potencial dos alunos para atividades de protagonismo juvenil em atividades desafiadoras visando despertar o interesse e o comprometimento em relação à aprendizagem a fim de reduzir o baixo desempenho na disciplina de Matemática. Trata-se de um projeto piloto com duração de 1 (um) com alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. Os próprios alunos produzirão os vídeos das aulas, após a pesquisa e compreensão do conteúdo abordado. As videoaulas finalizadas serão apresentadas e disponibilizadas em blog com hospedagem na internet para consulta de toda a comunidade escolar. Todo o desenvolvimento dos trabalhos terá o professor como mediador das atividades e o acompanhamento da coordenação pedagógica e da direção da escola. Os objetivos estratégicos do projeto estão norteados nos principais problemas detectados no diagnóstico da escola. Sendo eles: reduzir as defasagens de aprendizagem e elevar o percentual de aproveitamento em Matemática; e desenvolver a capacidade leitora e escritora na resolução de problemas lógico-matemáticos. A escola possui uma sala de informática: a Sala do Acessa São Paulo, com banda larga. Os alunos demonstram grande interesse para os recursos digitais, a internet e as redes sociais. O Projeto Matemática em videoaulas pretende unir essas oportunidades e interesses para melhoria da aprendizagem lógico- matemática. Desta forma, o valor solicitado através de Edital totaliza R$ 10.500,00 que será utilizado para a aquisição de materiais permanentes e de consumo, bem como a contratação de serviços de terceiros. Como contrapartida a escola oferece o trabalho de profissionais especialistas na área pedagógica, totalizando 360 horas com um valor de RS 5.960,00.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.