Visão de Mundo: ler, escrever e compreender as entrelinhas do saber
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v4i1.12688Resumo
Cotejando os resultados do SARESP, de 2008 a 2014, verificamos que em Língua Portuguesa praticamente não houve evolução na média das proficiências, já que a evolução da escola no período foi de apenas 4,7 pontos. Analisamos as redações dos alunos e observamos a necessidade de um reforço no ensino e na avaliação acerca da leitura e da escrita. Boa parte dos estudantes se mostrou incapaz de escrever sem erros ortográficos, encadear um raciocínio com princípio, meio e fim, interpretar um texto ou perceber o sentido do que é dito na aula. Houve também problema na oralidade.
Diante do baixo nível de proficiência em Língua Portuguesa propusemos o presente projeto - “Visão de Mundo – Ler, escrever e compreender as entrelinhas do saber” -, que contempla ações de incentivo e promoção da leitura, concebendo o ato de ler como um ato de compreensão e interação do leitor com a realidade e com o mundo que o cerca. Tem como foco fazer da escola uma comunidade de leitores e escritores, favorecendo a formação de seres humanos competentes e capazes de lerem as entrelinhas. Através da literatura, busca-se ampliar o mundo imaginário e para chegar ao prazer do texto. Visa constituir um espaço interativo entre as diversas manifestações de sentido, como forma de desenvolver múltiplas linguagens como a literária, a cênica, a plástica visual e a audiovisual, de modo a estimular a prática de leitura de forma crítica e criativa.
Apresenta como objetivo estratégico aumentar o nível de compreensão dos alunos em Língua Portuguesa e Redação, estimular um processo de leitura permanente e melhorar a qualidade do ensino através de formação continuada em serviço e da ampliação do acervo de livros. Ao dominar a leitura, abre-se ao aluno a possibilidade de adquirir conhecimentos, alargar a visão de mundo, desenvolver raciocínio e participar ativamente da vida social.
Para a implementação do projeto haverá necessidade de um investimento no valor de R$86.880,35, solicitado através do Edital, com contrapartida da escola no valor de R$18.626,36.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.