Tecnologia e Educação

Autores

  • Sandra Novaes Franzini Sutilo

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v4i1.12690

Resumo

Um olhar reflexivo sobre a EMEB “Profa Carlina Alves de Lima” mostrou alguns problemas que devem ser atacados para um melhor desempenho escolar dos alunos. Os últimos resultados das avaliações externas mostraram que a escola não conseguiu atingir as metas estabelecidas pelo MEC, medidas através do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). No SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) ela ficou no nível adequado e na ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) foi observada a grande concentração de alunos no nível 1 e 2, onde conclui-se que as dificuldades são mais acentuadas nas séries iniciais. Os resultados das avaliações internas vêem ao encontro das externas e nos mostram que as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são as responsáveis por estes dados que nos preocupam e reprovam em nossa escola, mostrando a ineficiência do nosso trabalho relacionado a recuperação de estudos. A escola Carlina possui um laboratório de Informática pouco utilizado com a necessidade de uma revitalização. As crianças valorizam e se mostram muito motivados pelos recursos digitais e seus desafios. Identifiquei, portanto, uma oportunidade de inserir uma aula semanal de Português/Matemática, intercalando semanalmente essas duas disciplinas na Sala de Informática para melhorar não só a motivação, mas o desempenho dos alunos. Para este empreendimento utilizarei o valor de R$ 34.873,58, que se encontra na categoria B, através do edital que será empregado para melhoria de infraestrutura e modernização do espaço e para contratação de um professor formador para orientar o corpo docente com o trabalho das disciplinas citadas com a utilização de softwares. Como contrapartida, a escola pode oferecer o trabalho de toda equipe escolar e uma estrutura adequada para as aulas em questão estimada em R$ 12.256,50. Os objetivos estratégicos do projeto concentram-se sobre os problemas apresentados no diagnóstico da escola, ou seja, aumentar a quantidade de habilidades adquiridas em Língua Portuguesa e Matemática em todo ciclo I, prioritariamente nos anos iniciais, tornando as aulas motivadoras e atrativas, pois farão parte do contexto social dos alunos que são frutos da era digital e desse modo garantindo melhores índices de aprendizagem. As “Tecno-aulas” aqui propostas utilizam os recursos tecnológicos aumentando o interesse dos alunos pelos conteúdos a serem ensinados. Eles utilizarão o laboratório de Informática e terão acesso a softwares que permitirão trabalhar de maneira diversificada e prazerosa as habilidades que deixaram de ser adquiridas no decorrer do processo de aprendizagem. Todos os anos serão contemplados com esta inovação, mas haverá nos três anos iniciais uma avaliação com maior periodicidade. O plano de empreendimento “Tecnologia e Educação” trará grande retorno à escola, pois será um estimulo aos alunos a estudar e atingir uma educação de excelência, missão esta que a escola busca galgar.

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Publicado

2017-03-29

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos