Profissionalismo Docente
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v4i1.12692Resumo
Estudos têm revelado que as dificuldades crescentes com as quais se defrontam os professores no exercício de suas funções são reflexos diretamente ligados á crise de identidade e de poder dos docentes. O entendimento sobre o que significa ser professor, tanto no quadro legal e curricular, como nos modos de ser e de estar na profissão, assenta em diferentes perspectivas de encarar o papel dos docentes no desenvolvimento do currículo, e nas suas funções no contexto da escola e do sistema educativo. A identidade profissional do professor está relacionada com a imagem que tem de si próprio e com a importância que a sociedade atribui ao seu trabalho, o que depende de diferentes fatores: da forma que se relaciona com os seus alunos, da área de conhecimento que atua, dos diferentes papéis que desempenha, das condições de trabalho, da sua história de vida, da formação inicial e também em serviço, e de outros aspectos ligados diretamente ao ambiente escolar.
É escopo deste Plano de Empreendimento resgatar e reconstruir a profissionalidade docente que se apresenta fragilizada, refletindo diretamente nos resultados de aprendizagem dos estudantes, especialmente a partir do Ensino Fundamental II, considerando que uma das bases históricas fundamentais para que o professor consiga o reconhecimento de sua autoridade é a posse do conhecimento.
Nessa perspectiva pretende-se desenvolver entre os docentes a compreensão de que a escola é um campo de aprendizagem em todas as dimensões, ou seja, não só para o estudante, mas para o professor também, onde a atuação competente de cada profissional é valorizada com espaços dignos destinados ao compartilhamento de saberes e experiências exitosas entre seus pares.
Espera-se que ao fortalecer o papel deste profissional estaremos contribuindo para que ele assuma habilidades mais complexas e variadas, quais sejam: competências profissionais, que não se referem apenas à detenção do saber, mas à mediação entre o saber e o estudante; uma cultura profissional, que se refere ao estabelecimento de relações entre o processo educativo, a escola e a cultura; e uma identidade profissional, que se refere à identificação com o grupo a que pertence.
Desta forma no desenvolvimento do projeto os professores seguros do seu protagonismo, juntamente com outros membros da comunidade escolar serão mobilizados e estimulados a construir um Plano de Melhoria que impacte positivamente na aprendizagem dos estudantes e nos resultados da escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.