Aprendizagem: Construção coletiva de um ensino de qualidade

Autores

  • Sandra Rossi

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v4i1.12693

Resumo

O Projeto “Aprendizagem: Construção coletiva de um ensino de qualidade” nasceu do desejo de garantir uma educação melhor à nossa sociedade e da oportunidade de concorrer a esta licitação. A partir da análise de nossos resultados nas avaliações externas, nas avaliações da equipe pedagógica e nos relatórios de desempenho de nossa escola, identificamos alguns problemas: 32,6% de alunos nos níveis “baixo” e “abaixo do básico” na Escala de Proficiência em Língua Portuguesa e 32% em Matemática, nos 5os anos; pouca utilização dos espaços pedagógicos da escola (Sala de Informática e Brinquedoteca) como fonte de dinâmica e enriquecimento das aulas, alta rotatividade de professores, baixa adesão dos mesmos aos cursos de formação continuada e resistência às mudanças. Outro ponto foi a dificuldade em conseguir parcerias devido a problemas de integração escola- comunidade-sociedade.

A partir desses dados, vimos a oportunidade da elaboração de um Plano de Ação com toda a comunidade escolar, com os seguintes objetivos: elevar o nível de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática para “avançado”, promover a integração do Professor ao disposto no Currículo Oficial do Estado, garantir ensino diversificado e dinâmico. Para alcance dos objetivos serão propostas atividades como palestras que incentivem o trabalho em equipe, adequação dos espaços físicos da escola com infraestrutura e material pedagógico adequado, formação em serviço de nossos profissionais nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC’s) semanais, de modo que estejam preparados e garantam aos alunos o contido no Currículo Oficial do Estado, que trabalhem os programas da Secretaria da Educação e utilizem os espaços pedagógicos da escola a fim de tornarem as aulas mais ricas, lúdicas e dinâmicas.

No Projeto está prevista a inclusão dos professores e dos alunos em parcerias com a Fundação Lemann nos projetos que a mesma disponibiliza para escolas no sentido de oferecer mecanismos de utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a favor da aprendizagem.

Demandaremos de recursos do Edital destinados a despesas correntes e de capital num total de R$57.000,00, distribuídos entre mão de obra e infraestrutura necessárias para adequação dos espaços físicos, aquisição de computadores, aparelhos de som e imagem, jogos e recursos didáticos para Brinquedoteca, palestras, transporte e alimentação dos palestrantes. O Projeto se enquadra na Categoria C do Edital e a contrapartida da Organização será de R$ 12.000,00.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos