Aprendizagem: Construção coletiva de um ensino de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v4i1.12693Resumo
O Projeto “Aprendizagem: Construção coletiva de um ensino de qualidade” nasceu do desejo de garantir uma educação melhor à nossa sociedade e da oportunidade de concorrer a esta licitação. A partir da análise de nossos resultados nas avaliações externas, nas avaliações da equipe pedagógica e nos relatórios de desempenho de nossa escola, identificamos alguns problemas: 32,6% de alunos nos níveis “baixo” e “abaixo do básico” na Escala de Proficiência em Língua Portuguesa e 32% em Matemática, nos 5os anos; pouca utilização dos espaços pedagógicos da escola (Sala de Informática e Brinquedoteca) como fonte de dinâmica e enriquecimento das aulas, alta rotatividade de professores, baixa adesão dos mesmos aos cursos de formação continuada e resistência às mudanças. Outro ponto foi a dificuldade em conseguir parcerias devido a problemas de integração escola- comunidade-sociedade.
A partir desses dados, vimos a oportunidade da elaboração de um Plano de Ação com toda a comunidade escolar, com os seguintes objetivos: elevar o nível de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática para “avançado”, promover a integração do Professor ao disposto no Currículo Oficial do Estado, garantir ensino diversificado e dinâmico. Para alcance dos objetivos serão propostas atividades como palestras que incentivem o trabalho em equipe, adequação dos espaços físicos da escola com infraestrutura e material pedagógico adequado, formação em serviço de nossos profissionais nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC’s) semanais, de modo que estejam preparados e garantam aos alunos o contido no Currículo Oficial do Estado, que trabalhem os programas da Secretaria da Educação e utilizem os espaços pedagógicos da escola a fim de tornarem as aulas mais ricas, lúdicas e dinâmicas.
No Projeto está prevista a inclusão dos professores e dos alunos em parcerias com a Fundação Lemann nos projetos que a mesma disponibiliza para escolas no sentido de oferecer mecanismos de utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a favor da aprendizagem.
Demandaremos de recursos do Edital destinados a despesas correntes e de capital num total de R$57.000,00, distribuídos entre mão de obra e infraestrutura necessárias para adequação dos espaços físicos, aquisição de computadores, aparelhos de som e imagem, jogos e recursos didáticos para Brinquedoteca, palestras, transporte e alimentação dos palestrantes. O Projeto se enquadra na Categoria C do Edital e a contrapartida da Organização será de R$ 12.000,00.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.