Um Estudo de Caso sobre Luthieria em Campo Mourão
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v4i3.12697Resumo
A produção de um instrumento musical, desde a escolha da madeira até os últimos acabamentos e testes, na realidade é um todo interligado e indivisível. Desse “todo” produtivo, a visão analisadora e classificadora dos pesquisadores buscou extrair artificialmente o espírito empreendedor do artífice, que neste segmento é denominado Luthier, quando ele mergulha no mundo dos negócios e cria sua própria empresa com um toque específico e inovador para a região de Campo Mourão - PR. Mas, o que define um empreendedor? _Há várias atribuições para o empreendedor: este pode ser aquele que é reconhecido por ter uma ousadia acima da média e a competência de transformar “algo” numa oportunidade de gerar riqueza e/ou, também, aquele que reúne em si qualidades como: iniciativa, visão, criatividade, coragem, firmeza, decisão, etc. E foi o espelho dessas definições que fomentou o estudo de caso em tela, além da observação das variáveis utilizadas para driblar a restrição financeira: a criatividade, o espírito inovador e a visão de mercado que reúnem-se na empresa estudada. Desse modo, criou-se, então, a oportunidade de pesquisa científica sobre um empreendedor que no caminho entre a subjetividade das idéias e o alcance do mercado cria suas máquinas e sua tecnologia produtiva da mesma forma que um compositor mescla harmonia, melodia e ritmo em suas composições musicais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.