A inovação como estratégia nas organizações sustentáveis: O programa piloto brasileiro para concessão das patentes verdes

Autores

  • IARA Tonissi Moroni Cutovoi FVG EAESP

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v4i3.12698

Resumo

O presente trabalho relata como a inovação das patentes verdes pode contribuir para a estratégia de sustentabilidade da organização. A  importância  e relevância  deste  estudo se justificam devido ao aumento gradativo e interesse das empresas pela inserção de práticas sustentáveis em seus processos,  trouxe maior foco para operações verdes, juntamente às demandas legislativas dos governos e à sustentabilidade. Desta forma, existe uma lacuna na literatura de estudos que tratem das diretrizes e abordagens de programas e legislações vigentes neste aspecto. O objetivo principal é analisar a inovação trazida por tais patentes e sua relação com a sustentabilidade, referente às competências e implantação de suas estratégias nos níveis operacional, tático e estratégico.

Discute-se também a economia circular, e quais as atuais propostas inovadoras, que corroborem para o planejamento. Um dos aspectos importantes para esta economia  é a a inovação, sendo necessário seu incentivo, de forma a promover um novo crescimento econômico, fundamentado na aplicação eficiente dos recursos e dos ativos ambientais.   Em vista disso, o intuito é responder à seguinte questão: Como as patentes verdes ajudam na estratégia de inovação das organizações sustentáveis? O programa piloto brasileiro é analisado frente às concessões de Patentes Verdes, lançado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) do governo brasileiro lançado em 2012, o qual se encontra na prorrogação de sua terceira fase, que se estenderá até 16 de abril de 2016 ou até atingir 500 novas vagas. Metodologicamente, o estudo pode ser considerado como revisão estruturada da literatura, de natureza qualitativa. Por fim, demonstra-se que a patente verde pode servir de instrumento gerador da produção de tecnologias verdes. Sendo que contribui para a economia circular e para a diminuição do tempo de análise das solicitações de patentes verdes, proporcionando maiores incentivos a investimentos e inovações na área ambiental. A conclusão é que existe uma convergência através da maior demanda de exigências ambientais pela sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IARA Tonissi Moroni Cutovoi, FVG EAESP

Operações  e  Cade de Suprimentos e Logística

Sustentabilidade

Ecologia Industrial

PDP e Inovação

Downloads

Publicado

2017-03-29

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos