Uma reflexão sobre a importância de um festival gastronômico como recurso turístico: um estudo do Festival da lula em Arraial do Cabo (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v4i3.12699Resumo
O presente artigo apresenta a problemática da viabilidade do uso de um festival gastronômico como um atrativo turístico, demonstrando como exemplo o Festival da Lula que acontece anualmente no município de Arraial do Cabo, no Estado do Rio de Janeiro. Para este trabalho, foram feitos levantamentos bibliográficos que abordassem a atividade turística e o patrimônio da gastronomia, além da parceria entre ambos. Além disso, foram utilizados métodos de investigação de natureza qualitativa através da aplicação de formulários de pesquisa e entrevistas semiestruturadas, realizadas com a comunidade local, visitantes e os principais agentes sociais participantes da organização deste festival. Como resultado, infere-se que uma região que conta com uma gastronomia rica pode apropriar-se dela como um novo recurso na geração de empregos e divisas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.