Comportamento empreendedor:análise à luz da visão baseada em recursos
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12709Resumo
Este trabalho objetiva conhecer o processo de adaptação estratégica de uma Vinícola produtora de vinho biodinâmico. Verificaram-se os eventos ocorridos na empresa, para então, analisar a influência do comportamento empreendedor, do determinismo ambiental e do voluntarismo na adaptação estratégica da organização, aliados aos recursos disponíveis durante o processo. Foi feita uma revisão na literatura sobre as referidas teorias, com ênfase na adaptação Estratégica e na Visão Baseada em Recursos. De natureza qualitativa, descritiva e exploratória, a pesquisa se deu através de um estudo de caso, baseada no trabalho de Pettigrew (1987), sobre métodos de adaptação estratégica, onde são investigados três elementos da mudança: o contexto, o conteúdo e o processo. Concluiu-se que o processo de adaptação estratégica da empresa apresenta características de pró atividade e busca por diferencial competitivo, o que caracteriza o empreendedorismo aliado à visão de oportunidades e inovação.
Palavras-chave: Empreendedorismo; Estratégia; Adaptação; Recursos; Competitividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.