Trajetórias do empreendedorismo imigrante e estratégias de mercado a partir das experiências de brasileiros no exterior
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12711Resumo
O objetivo desse ensaio é o de identificar diferentes trajetórias de empreendedores imigrantes que são ilustradas através de comportamentos, e inspiradas tanto em evidências empíricas quanto nas teorias existentes a respeito do tema. Na proposta do modelo de trajetórias, destacam-se alguns fatores, como: a situação legal na entrada do país, o grau de escolaridade, experiências prévias de trabalho, proficiência na língua local, e o grau de conexão dos imigrantes, conformado dentro ou fora das comunidades étnicas. As trajetórias de cada tipo de imigração pesquisada configuram-se como caminhos únicos e possíveis. São ilustradas as trajetórias que retratam alguns tipos de empreendedores, baseados em suas histórias de vida. Os pesquisadores valeram-se da inspiração da literatura acadêmica no tema combinada com dados que emergiram do campo através de diversas técnicas de coleta - entrevistas em profundidade, observação participante, análise documental e surveys. De acordo com sua similaridade e representatividade, foram categorizadas nove possíveis trajetórias, que se configuram a partir de um processo decisório, combinando o efeito do ambiente com a história individual de cada imigrante, sendo explicadas ao longo do ensaio.
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