Educação empreendedora na educação básica e o homem parentético de Guerreiro Ramos
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12712Resumo
A questão que orientou este artigo foi: o quanto as escolas de educação básica estão contribuindo para o desenvolvimento do homem parentético de Guerreiro Ramos? Parentético porque é o tipo de homem que consegue colocar entre ‘parênteses’, em ‘suspenso’ “a crença no mundo comum, permitindo ao indivíduo alcançar um nível de pensamento conceitual e, portanto, de liberdade” (GUERREIRO RAMOS, 1984, p. 8). O homem parentético busca, deliberadamente, o olhar diferenciado, a perspectiva de um estranho em seu próprio meio social, de maneira a maximizar sua compreensão da organização e da sua vida para poder agir e interferir para transformar o que está posto, o que está convencionalmente estabelecido. A pesquisa foi realizada nos periódicos nacionais da área de Administração disponíveis nas bases SciELO e SPELL. A partir dos artigos publicados encontrados, verificou-se que é possível afirmar que há no Brasil um movimento para desenvolver programas de educação empreendedora na educação básica que buscam elevar a autoestima e o nível de controle dos estudantes sob seu próprio destino, propiciando-lhes maior autonomia, autorrealização e crescimento pessoal, características essenciais para o homem parentético de Guerreiro Ramos. Por fim, é preciso lembrar que o próprio Guerreiro Ramos (1984) afirmava que, se era possível educar os sujeitos para o desenvolvimento do homem operacional, que se preocupa, fundamentalmente, com a manutenção do sistema social e, do homem reativo, cujo objetivo é, basicamente, o ajustamento ao contexto do trabalho e não seu crescimento pessoal; também seria possível educar para desenvolver o homem parentético.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.