Educação empreendedora: um estudo de caso no nordeste do Brasil

Autores

  • Amanda Marilyne Figueiredo dos Santos Instituto Federal de Pernambuco
  • Brenda Maria Lima da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Alba de Oliveira Barbosa Lopes Instituto Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12713

Resumo

A Lei no. 11.892, de 29.12.2008, de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reconhece a importância da educação do empreendedorismo no ensino profissional. Este artigo teve como objetivo verificar de que forma um campus de um Instituto Federal no Nordeste contribui para o estímulo ao empreendedorismo, em atendimento à legislação. Para tanto, foi utilizada como marco teórico a educação empreendedora, focando na conceituação, importância, ações previstas e limitações. Esta pesquisa segue orientações internacionais que destacam ações empreendedoras como forma de desenvolvimento de regiões e ressalta o papel das instituições de ensino na geração de uma cultura de empreendedorismo dentro da sociedade. O procedimento metodológico está fundamentado numa abordagem qualitativa dos dados primários coletados através de formulários com os alunos matriculados na disciplina empreendedorismo, nos curso técnicos, e de entrevistas com os docentes da área de administração. Foram utilizadas a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Verificou-se que existe uma oportunidade latente de melhoria do estímulo ao empreendedorismo. Existem ações desconexas e focadas na transmissão de conteúdos voltados à área em disciplinas específicas. A interdisciplinaridade não é traduzida em práticas conjuntas de inovação e autonomia. Reforça-se a necessidade de intensificar as ações, conjuntas, de estímulo ao empreendedorismo e de repensar o papel do professor voltado ao desenvolvimento da capacidade de autoaprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

  • Amanda Marilyne Figueiredo dos Santos, Instituto Federal de Pernambuco
    Graduada em Gestão em Turismo (IFPE).
  • Brenda Maria Lima da Silva, Instituto Federal de Pernambuco
    Graduada em Gestão em Turismo (IFPE).
  • Alba de Oliveira Barbosa Lopes, Instituto Federal de Pernambuco
    Graduada (UFPE), mestre (UFPE) e doutora em Administração (UFRN). Professora da área de gestão e negócios no Instituto Federal de Pernambuco.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos