Educação empreendedora: um estudo de caso no nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12713Resumo
A Lei no. 11.892, de 29.12.2008, de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reconhece a importância da educação do empreendedorismo no ensino profissional. Este artigo teve como objetivo verificar de que forma um campus de um Instituto Federal no Nordeste contribui para o estímulo ao empreendedorismo, em atendimento à legislação. Para tanto, foi utilizada como marco teórico a educação empreendedora, focando na conceituação, importância, ações previstas e limitações. Esta pesquisa segue orientações internacionais que destacam ações empreendedoras como forma de desenvolvimento de regiões e ressalta o papel das instituições de ensino na geração de uma cultura de empreendedorismo dentro da sociedade. O procedimento metodológico está fundamentado numa abordagem qualitativa dos dados primários coletados através de formulários com os alunos matriculados na disciplina empreendedorismo, nos curso técnicos, e de entrevistas com os docentes da área de administração. Foram utilizadas a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Verificou-se que existe uma oportunidade latente de melhoria do estímulo ao empreendedorismo. Existem ações desconexas e focadas na transmissão de conteúdos voltados à área em disciplinas específicas. A interdisciplinaridade não é traduzida em práticas conjuntas de inovação e autonomia. Reforça-se a necessidade de intensificar as ações, conjuntas, de estímulo ao empreendedorismo e de repensar o papel do professor voltado ao desenvolvimento da capacidade de autoaprendizagem dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.