Educação empreendedora: um estudo de caso no nordeste do Brasil

Autores

  • Amanda Marilyne Figueiredo dos Santos Instituto Federal de Pernambuco
  • Brenda Maria Lima da Silva Instituto Federal de Pernambuco
  • Alba de Oliveira Barbosa Lopes Instituto Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12713

Resumo

A Lei no. 11.892, de 29.12.2008, de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reconhece a importância da educação do empreendedorismo no ensino profissional. Este artigo teve como objetivo verificar de que forma um campus de um Instituto Federal no Nordeste contribui para o estímulo ao empreendedorismo, em atendimento à legislação. Para tanto, foi utilizada como marco teórico a educação empreendedora, focando na conceituação, importância, ações previstas e limitações. Esta pesquisa segue orientações internacionais que destacam ações empreendedoras como forma de desenvolvimento de regiões e ressalta o papel das instituições de ensino na geração de uma cultura de empreendedorismo dentro da sociedade. O procedimento metodológico está fundamentado numa abordagem qualitativa dos dados primários coletados através de formulários com os alunos matriculados na disciplina empreendedorismo, nos curso técnicos, e de entrevistas com os docentes da área de administração. Foram utilizadas a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Verificou-se que existe uma oportunidade latente de melhoria do estímulo ao empreendedorismo. Existem ações desconexas e focadas na transmissão de conteúdos voltados à área em disciplinas específicas. A interdisciplinaridade não é traduzida em práticas conjuntas de inovação e autonomia. Reforça-se a necessidade de intensificar as ações, conjuntas, de estímulo ao empreendedorismo e de repensar o papel do professor voltado ao desenvolvimento da capacidade de autoaprendizagem dos alunos.

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Biografia do Autor

Amanda Marilyne Figueiredo dos Santos, Instituto Federal de Pernambuco

Graduada em Gestão em Turismo (IFPE).

Brenda Maria Lima da Silva, Instituto Federal de Pernambuco

Graduada em Gestão em Turismo (IFPE).

Alba de Oliveira Barbosa Lopes, Instituto Federal de Pernambuco

Graduada (UFPE), mestre (UFPE) e doutora em Administração (UFRN). Professora da área de gestão e negócios no Instituto Federal de Pernambuco.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos