Um estudo de caso sobre o perfil do empreendedor nos negócios apoiados pela Yunus Negócios Sociais no Brasil

Autores

  • Daniele Cintra Malpelli
  • Irene Ciccarino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Ana Beatriz Gomes de Mello Moraes

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v5i2.12714

Resumo

Idealizado por Muhammad Yunus (Nobel da Paz em 2006, pela criação do Grammen Bank), os Negócios Sociais unificam em um único modelo impactos socioambientais positivos e sustentabilidade econômico-financeira, sem a distribuição de dividendos. Estes são destinados à expansão dos próprios empreendimentos ou novas iniciativas de mesmo caráter. Foi realizada uma pesquisa ampla de caráter qualitativo, operacionalizada por entrevistas em profundidade com avaliadores e empreendedores de Negócios Sociais brasileiros da aceleradora Yunus Negócios Sociais. Com base no referencial teórico de inovação social, empreendedorismo, avaliação de projetos sociais e de impacto, o estudo identificou por meio de análise de conteúdo, os principais fatores que influenciam a avaliação de negócios sociais: Potencial de Impacto; Perfil do Empreendedor; e Sustentabilidade econômico-financeira. O presente artigo apresenta um recorte dessa pesquisa, concentrando-se na apresentação dos estudos de caso da aceleradora e de três negócios sociais, no intuito de caracterizar o perfil empreendedor, eixo essencial para os demais fatores. Esse perfil é caracterizado pelos seguintes elementos: paixão pelo negócio social; inovador social com propósito em maximizar o impacto socioambiental; empatia e gestão participativa; autoconhecimento para formar equipe complementar e autonomia nos negócios. Através da análise destes elementos, o estudo buscou contribuir com uma nova base de análise para futuras investigações e pesquisas. Além de descrever o perfil do empreendedor social brasileiro incentivado pela Yunus Negócios Sociais.

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos