Pequeno varejo supermercadista na região metropolitana de Belo Horizonte

Autores

  • Hudson Soares Moreira Centro Universitário UNIHORIZONTES
  • Wendel Alex Castro Silva Centro Universitário UNIHORIZONTES
  • Marcia Athayde Moreira Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010), mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2006), especialista em Magistério Superior pela Universidade Ceuma (2003) e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (1999).
  • Nayara Kelly Batista Centro Universitário UNIHORIZONTES

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v5i3.12716

Resumo

Este estudo objetivou apontar as características dos gestores e dos estabelecimentos pertencentes ao pequeno varejo supermercadista organizado em redes da região metropolitana de Belo Horizonte. A abordagem teórica ancorou-se em pesquisas referentes a pequenas empresas, varejo supermercadista e empreendedorismo coletivo (redes). Metodologicamente a pesquisa é classificada como descritiva de abordagem quantitativa, mediante a aplicação de um questionário a 60 empreendedores do varejo supermercadista organizado em redes da região metropolitana. Os resultados apontam o porte das lojas e dos supermercados de bairro, com abrangência reduzida e altos faturamentos, chegando alguns a faturar mais de R$ 750 mil por mês, indicando que a estruturação em redes favoreceu o crescimento. Nas redes estudadas não há loja inaugurada há menos de dois anos, sugerindo que quem está no mercado luta para se manter e fortalecer seu negócio, não se arriscando a inaugurar novas lojas. Neste cenário, 63% das lojas estão estabelecidas há mais de 10 anos, indicando o fortalecimento da confiança entre os proprietários e a clientela.  Quando comparados com os dados de supermercados não organizados em redes fornecidos pela AMIS, infere-se nessa pesquisa que as lojas organizadas em redes conseguiram atingir um nível de desenvolvimento melhor do que as demais lojas não organizadas, concluindo que, para elas, a participação em redes é um aspecto favorável da sua gestão para a sustentabilidade do negócio.

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Biografia do Autor

Hudson Soares Moreira, Centro Universitário UNIHORIZONTES

Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIHORIZONTES, Belo Horizonte - MG. Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UNIHORIZONTES (2006), CRA/MG 36.951 e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá (2015)/Contador CRC/MG 117.185. Atualmente é professor convidado do departamento de Ciências Contábeis (DCIC) da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE/UFMG) e também professor voluntário do Projeto Incluir - Fump Assistência Estudantil da UFMG

Wendel Alex Castro Silva, Centro Universitário UNIHORIZONTES

Professor pesquisador do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras.

Nayara Kelly Batista, Centro Universitário UNIHORIZONTES

Mestranda em Administração (Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Unihorizontes. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atuando no Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (NURTEG) coordenado pela profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. 

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Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos