Pequeno varejo supermercadista na região metropolitana de Belo Horizonte

Autores

  • Hudson Soares Moreira Centro Universitário UNIHORIZONTES
  • Wendel Alex Castro Silva Centro Universitário UNIHORIZONTES
  • Marcia Athayde Moreira Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2010), mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2006), especialista em Magistério Superior pela Universidade Ceuma (2003) e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (1999).
  • Nayara Kelly Batista Centro Universitário UNIHORIZONTES

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v5i3.12716

Resumo

Este estudo objetivou apontar as características dos gestores e dos estabelecimentos pertencentes ao pequeno varejo supermercadista organizado em redes da região metropolitana de Belo Horizonte. A abordagem teórica ancorou-se em pesquisas referentes a pequenas empresas, varejo supermercadista e empreendedorismo coletivo (redes). Metodologicamente a pesquisa é classificada como descritiva de abordagem quantitativa, mediante a aplicação de um questionário a 60 empreendedores do varejo supermercadista organizado em redes da região metropolitana. Os resultados apontam o porte das lojas e dos supermercados de bairro, com abrangência reduzida e altos faturamentos, chegando alguns a faturar mais de R$ 750 mil por mês, indicando que a estruturação em redes favoreceu o crescimento. Nas redes estudadas não há loja inaugurada há menos de dois anos, sugerindo que quem está no mercado luta para se manter e fortalecer seu negócio, não se arriscando a inaugurar novas lojas. Neste cenário, 63% das lojas estão estabelecidas há mais de 10 anos, indicando o fortalecimento da confiança entre os proprietários e a clientela.  Quando comparados com os dados de supermercados não organizados em redes fornecidos pela AMIS, infere-se nessa pesquisa que as lojas organizadas em redes conseguiram atingir um nível de desenvolvimento melhor do que as demais lojas não organizadas, concluindo que, para elas, a participação em redes é um aspecto favorável da sua gestão para a sustentabilidade do negócio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hudson Soares Moreira, Centro Universitário UNIHORIZONTES
    Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNIHORIZONTES, Belo Horizonte - MG. Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário UNIHORIZONTES (2006), CRA/MG 36.951 e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá (2015)/Contador CRC/MG 117.185. Atualmente é professor convidado do departamento de Ciências Contábeis (DCIC) da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE/UFMG) e também professor voluntário do Projeto Incluir - Fump Assistência Estudantil da UFMG
  • Wendel Alex Castro Silva, Centro Universitário UNIHORIZONTES
    Professor pesquisador do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras.
  • Nayara Kelly Batista, Centro Universitário UNIHORIZONTES
    Mestranda em Administração (Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário Unihorizontes. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atuando no Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologias de Gestão (NURTEG) coordenado pela profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. 

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos