Inovação e nostalgia no discurso publicitário brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v5i3.12720Resumo
O presente trabalho tem como objetivo: a) compreender como os temas história, memória e tradição são apropriados pelo discurso publicitário veiculado na mídia de massa brasileira; b) explorar os sentidos depreendidos pelo consumidor a partir do discurso em questão; e c) apresentar o uso mercadológico da nostalgia como um discurso mítico que constrói sentido a partir da oposição de base tradição vs. inovação. O corpus da pesquisa foi composto por mais de quatro centenas de anúncios veiculados na Revista Veja de 2008 a 2016 e por depoimentos de consumidores coletados em 2016, por meio de dois grupos de foco. A reflexão desenvolvida neste trabalho, situada na fronteira entre os estudos de Comunicação, Marketing, Linguística e História espera enriquecer o diálogo existente entre as áreas e, sobretudo, contribuir para uma leitura mais crítica acerca dos discursos publicitários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.