Sobre orgulho, vergonha e superação: o impacto da corrupção na dotação de sentido ao trabalho entre os funcionários da Petrobras
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v5i3.12721Resumo
Nos últimos dois anos o Brasil vê o desenrolar de uma operação policial que atingiu em cheio a principal empresa estatal do país. Chamada de “Lava Jato”, as investigações capitaneadas pela Polícia Federal tinham como objetivo inicial desbaratar esquemas de lavagem de dinheiro envolvendo lobistas, empresários e políticos brasileiros. Não levou muito tempo até que as investigações chegassem à Petrobrás, onde foram denunciadas diversas ações fraudulentas de pagamento de propinas através de empresas fantasmas, “laranjas”, visando ao financiamento de campanhas políticas, acordos de favorecimento e enriquecimento ilícito de seus agentes. Neste cenário específico, os aspectos subjetivos relacionados ao trabalho dos funcionários da Petrobrás merecem atenção. Pesquisas acerca do significado do trabalho multiplicam-se no meio acadêmico, reforçando a relevância que a dotação de sentido à atividade profissional tem tanto no desempenho dos funcionários, como no das organizações como um todo (ROSSO, DEKAS e WRZESNIEWSKI, 2010). Esta pesquisa, através de entrevistas em profundidade com empregados da estatal, investigou o impacto da percepção da corrupção no significado do trabalho, de acordo com a definição tridimensional do modelo teórico proposto pelo MOW (1987). Pelas declarações coletadas, percebe-se que a segunda dimensão do construto - a que trata das normas sociais, sobre direitos e deveres relacionados ao trabalho do indivíduo para com a empresa e a sociedade – foi a mais impactada, principalmente no que se refere aos deveres dos profissionais para com a empresa e a sociedade. As outras dimensões – centralidade e objetivos e resultados valorizados do trabalho – foram influenciadas em menor grau.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.