Pequenos Negócios e Fluxo de Informações em Comunidade de Imigrantes: Ensaio sobre Aplicação da Netnografia
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v6i1.12725Resumo
O presente artigo discute a aplicação da netnografia, ou etnografia de comunidades online, na investigação de atividades empreendedoras e fluxos de informação, que acontecem em comunidades de imigrantes no exterior. Os autores apresentam o método e discutem sua aplicação no contexto de uma das comunidades do Facebook, de imigrantes brasileiros em Sidney, Austrália. Após a coleta de dados de postagens através da netnografia, utilizou-se um software de análise de conteúdo para facilitar a codificação de alguns comportamentos do comércio informal e do fluxo de informações que se configura neste ambiente online. O estudo exploratório identificou que a metodologia é adequada e promissora para este contexto. Os achados relativos à comunidade pesquisada, incluem aspectos utilitários de fluxos de informação e venda de bens e serviços, assim como dimensões simbólicas, relativas ao pertencimento dos membros da comunidade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.