ANTi-History e a Pesquisa em Administração: reflexões iniciais
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v6i1.12726Resumo
O presente trabalho busca iniciar uma reflexão sobre a teórico-metodologia ANTi-History enquanto método histórico para pesquisas na área de Administração. Esta abordagem apresenta argumentos para romper com conceitos estáticos de passado e história, conferindo um caráter mais fluido, mutável e relacional à produção de conhecimento sobre fenômenos ocorridos em tempos anteriores ao presente. Ao considerar que não existe uma única e verdadeira narrativa e que, portanto, a História é múltipla, a ANTi-History se propõe a contar uma das versões possíveis a partir das associações e movimentações realizadas pelos atores identificados no quadro de análise do fenômeno (DUREPOS, 2009; DUREPOS e MILLS, 2017). O artigo também apresenta os principais fundamentos e princípios da Teoria Ator-Rede, um dos aportes adotados para a elaboração da ANTi-History, de modo a contribuir para uma melhor compreensão de seu potencial ontológico, epistemológico e metodológico em Estudos Organizacionais. A partir da premissa de que todo conhecimento sobre o passado é coletivo, parcial e distribuído através de uma rede de conexões de elementos heterogêneos (DUREPOS, 2009), a construção do conhecimento per se ocorre através de movimentações sócio-políticos de negociação, atração de interesses e translação de atores-rede. Portanto, pode-se argumentar que o conhecimento é sempre parcial, situado e posicionado, sendo influenciado pelas circunstâncias e contexto em que é constituído. Embora considerada um aporte interessante e com potencial de contribuição para as pesquisas na área, há poucos trabalhos teóricos ou empíricos desenvolvidos com base na ANTi-History, o que indica um espaço ainda pouco explorado com oportunidades para estudos futuros na academia brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.