Análise das interações da Samarco no Facebook após a tragédia de Mariana
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v6i1.12727Resumo
A Samarco foi culpada pela tragédia ambiental ocorrida em Mariana, Minas Gerais, em 5 de novembro de 2015. Nesse artigo, analisamos como as interações da Samarco na sua fanpage no Facebook durante esta crise colaboraram para o diálogo social em termos comunicacionais. Para tanto, analisamos o conteúdo, volume, e caráter dessas interações em três datas equidistantes ao longo do primeiro ano após a tragédia. Os resultados apontam que a Samarco teve uma capacidade de resposta fraca (respondendo entre 14% à 55% das perguntas ou comentários); em alguns momentos, mas não todos, interagiu de forma personalizada com alguns seguidores; mas em nenhum momento apresentou um critério de a quem ou como responder. Mesmo apesar da gravidade da crise e da falta de padrão em sua capacidade de respostas nas mídias socias, verificou-se a presença de reações positivas de seguidores, especialmente nos momentos em que a Samarco aumenta sua responsividade.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.