Condições de trabalho, percepção e adaptação dos imigrantes haitianos inseridos em uma agroindústria no município de Paranavaí
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v6i1.12728Resumo
Uma prática que tem sido exercida por muitas empresas brasileiras é a contratação de imigrantes, em especial haitianos, para atividades no setor operacional. Deste modo, o presente trabalho busca, por meio de um estudo exploratório, com abordagem descritiva, entender como ocorre à integração desses imigrantes no ambiente organizacional. Para isso verificou-se as condições de trabalho dos funcionários haitianos e a Cultura Organizacional. Com esse estudo, foi possível constatar que a empresa pesquisada, não valoriza o trabalhador haitiano, de modo que os expõem ao trabalho insalubre e com remuneração baixa e os tratam de forma diferente quando comparados aos funcionários brasileiros, sem contar que eles enfrentam um choque cultural, que inicia no idioma e perpassa por diferenças de valores, sofrem preconceitos e exclusão social por parte de brasileiros, sentindo-se perdidos e confusos, além do sentimento de medo do desconhecido e saudade da família deixada no Haiti. Além disso, a empresa pesquisada não possui qualquer processo para entender e gerir a cultura organizacional de modo a incluir os imigrantes entre os trabalhadores da empresa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.