Lean Startup: Análise Exploratória sobre sua Utilização por Startups Brasileiras

Autores

  • gabriel de oliveira ribeiro
  • gilberto sarfati Sarfati

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v7i2.12764

Resumo

Recentemente diversos empreendedores passaram a empregar uma nova abordagem na criação de empresas, denominada “Lean Startup” que, começou a ser difundida no Brasil em 2012 com o livro de Eric Ries. Com caráter exploratório, a pesquisa utiliza uma metodologia quantitativa e se vale de uma survey, respondida por 115 empreendedores, sócios de empresas de base tecnológica com até 42 meses de existência, com o objetivo de descobrir se eles conhecem a Lean Startup e o quanto suas ferramentas são adotadas. Como resultado foram encontradas sinalizações de resultados positivos obtidos pelo uso des algumas de suas ferramentas - feedback acelerado, produto mínimo viável (PMV) e métricas da contabilidade para inovação, que medem o aprendizado no lugar de lucro. Dessa forma, a pesquisa contribui com o aumento do conhecimento sobre a Lean Startup, bem como por meio da formulação de perguntas para direcionar estudo futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos