Estratégias competitivas dos supermercados de Curuçá-PA

Ana Paula da Silva Carvalho, Eder Kazuaki Hanawa da Silva, Josilene de Sousa Ribeiro, Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano

Resumo


O presente estudo busca analisar as estratégias utilizadas no setor supermercadista do município de Curuçá - PA, visando investigar quais os meios utilizados pelos gestores para avançar diante um ambiente altamente competitivo. Diante disso, foi proposto uma metodologia de análise que possibilite organizar dados coletados no campo de pesquisa, através de critérios relacionados às ferramentas de análise estratégica (matriz SWOT e Cinco Forças de Porter), onde foi realizada uma metodologia por meio de entrevista semiestruturada junto aos gestores dos principais supermercados da cidade, tendo significativa relevância à coleta de dados da pesquisa, que objetiva identificar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças e as cinco forças de Porter, caracterizando assim, como uma pesquisa de caráter qualitativo. Após a análise dos dados, como resultado, identificou-se 10 estratégias de alto valor competitivo, sendo estas: estratégia de produtos, preços, comunicação, cliente, atendimento, serviço, fornecedores, sazonalidade, de ofertas e de ameaças e novos concorrentes, obtendo conhecimento da fundamental importância das estratégias no setor supermercadista varejista e também dos impactos causados pelo ambiente competitivo, além do quanto é importante a utilização das ferramentas de análise para conhecer o seu empreendimento diante seu concorrente. Através da pesquisa, pode-se perceber que após os empreendimentos serem analisados no ambiente competitivo, estes poderão desenvolver estratégias precisas e competitivas à longo prazo a um mercado futuro por meio das informações levantadas, e assim ter autonomia e precisão no desenvolvimento da melhor estratégia a ser utilizar com o intuito de prevalecer no mercado e conquistar novos consumidores.


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DOI: https://doi.org/10.32888/cge.v6i2.12769

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ISSN 2318-9231