Alinhamento organizacional para a implementação de estratégias

Autores

  • Luís Alberto Monteiro de Barros Universidade Federal do Pará
  • Antonio Max Martins dos Santos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v7i1.12778

Resumo

Muitas estratégias organizacionais fracassam por dificuldades na execução, havendo ampla produção bibliográfica que associa a eficácia da implementação estratégica à gestão do alinhamento organizacional. Essa base teórica, entretanto, apresenta-se esparsa entre diferentes abordagens e insuficientemente organizada para orientar a aplicação prática e bem-sucedida desse conhecimento durante a execução das estratégias. O objetivo da presente pesquisa, portanto, consistiu na proposição de um modelo teórico de pesquisa que consolidasse indicadores de como o alinhamento estratégico contribui para a eficácia da implementação de estratégias organizacionais, arranjado em categorias de recomendações da literatura, a fim de viabilizar estudos acadêmicos futuros. Trata-se de uma investigação exploratória, bibliográfica e bibliométrica, que aplicou método de revisão sistemática da literatura, com a utilização de técnicas qualitativas e quantitativas de análise e síntese do material coletado a partir da base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, referentes a publicações catalogadas no período de 1990 a 2017. Os trabalhos realizados permitiram constatar que há diversas abordagens teóricas do tema alinhamento estratégico, que apresentam divergências, mas também convergências em seus escopos, estas especialmente nos textos das áreas da tecnologia da informação e da administração, as quais sugerem que o alinhamento consiste em um meio através do qual se pode alcançar a eficácia da implementação da estratégia, e foram a base para a elaboração do inédito modelo teórico proposto ao final, que elenca indicadores de eficácia em quatro dimensões de alinhamento: recursos e capacidades; ações; controles; e desenho organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Alberto Monteiro de Barros, Universidade Federal do Pará

Professor Adjunto de Gestão e Estratégia Organizacional da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará, Doutor em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pelo Mackenzie, Bacharel em Administração pela Luzwell e Arquiteto pela UFPA, com vasta experiência profissional em Gestão e Estratégia Organizacional.

Antonio Max Martins dos Santos, Universidade Federal do Pará

Graduado em Letras – Inglês, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Graduando do curso de Administração da UFPA, e Discente bolsista de pesquisa do Programa de Apoio ao Doutor Pesquisador (ProDoutor), da UFPA.

Downloads

Publicado

2019-07-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos