Avaliação da gestão comercial nas MPEs no sudoeste do Paraná

Autores

  • gabriela buffon Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Greice Morais Dalla Corte Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Edson Santos Melo Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v7i2.27533

Resumo

O mercado está cada vez mais competitivo e desafiador, sendo fundamental para as empresas a utilização de estratégias para se manter em atividade e promover o seu crescimento. Diante disso, este artigo tem como objetivo principal verificar se as empresas de pequeno porte do Sudoeste do Paraná adotam ferramentas estratégicas de gestão comercial. A metodologia consistiu na aplicação de questionário, com perguntas voltadas a ações estratégicas de pré-venda, venda e pós-venda. Os resultados indicam que, no geral, há aplicabilidade de ferramentas de gestão comercial nas empresas. Porém, verificaram-se falhas por parte de algumas empresas durante a pré e pós-venda, implicando que os esforços dispendidos pelas mesmas, nessas etapas, podem não gerar os resultados esperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos