COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EM ARTESÃOS NO ALTO DO MOURA EM CARUARU (PE)

Autores

  • Niedja Cecília de Freitas Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
  • José Lindenberg Julião Xavier Filho Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA)
  • Elielson Oliveira Damascena Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA)

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v7i1.27946

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as competências empreendedoras estão presentes nos artesãos da comunidade do Alto do Moura em Caruaru-PE. O estudo se ancorou nas competências empreendedoras citadas por Lenzi (2008) que as divide em três conjuntos de ações: Realização, Planejamento e Poder. A pesquisa classifica-se como descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos um levantamento que contou com 20 respondentes. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado a partir do qual se constatou que toda a população estudada possui as competências empreendedoras em nível de desenvolvidas ou em desenvolvimento (>12), destacando-se as competências persistência, independência e autoconfiança e o conjunto de poder, representando as maiores pontuações, indicando estarem mais desenvolvidas que as demais competências, enquanto a competência correr riscos calculados e o conjunto de planejamento apresentaram menores índices de desenvolvimento entre os respondentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Niedja Cecília de Freitas Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA)

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. 

José Lindenberg Julião Xavier Filho, Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), MBA Executivo em Gestão Estratégia Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Bacharél em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (AESGA/FAGA). Docente efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA).

Elielson Oliveira Damascena, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA)

Doutor em Administração (Propad/UFPE-2017). Mestre em Administração (Propad/UFPE-2013). Bacharel em Administração (Univasf-2009). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. 

Downloads

Publicado

2019-07-21

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos