Intraempreendedorismo no serviço público: um estudo da viabilidade a partir da gestão inovadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v7i2.28127

Resumo

As crescentes transformações têm demandado dos profissionais, tanto do meio empresarial quanto de instituições públicas, posturas proativas e decisões imediatas, tendo em vista que as dificuldades em tomar rápidas decisões são complexas em empresas públicas, pela submissão à legislação. Em ambientes de estruturas estáticas submetidos ao controle orçamentário, empreender torna-se um desafio. Porém, há indivíduos que em espaços pouco convidativos à inovação conseguem revolucionar, extraindo de situações adversas resultados inesperados. São chamados intraempreendedores, os quais não se conformam em fazer apenas o convencional e, diante de um problema, buscam soluções diferenciadas. Esta pesquisa abordou três gestores de Instituições Federais de Ensino (IFE) visando a desvelar se é possível a iniciativa empreendedora neste ambiente. A pesquisa é qualitativa, de natureza descritiva-exploratória, utilizando-se da Análise de Conteúdo para interpretar os depoimentos sob a técnica do Estudo de Caso. Comprovou-se que os gestores desenvolvem ações empreendedoras, mesmo considerando a rigidez para o manejo gerencial, característica típica em organizações públicas sob o signo do sistema burocrático.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Teles da Rocha, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Piauí - Campus Amílcar Ferreira Sobral

Jairo de Carvalho Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

Doutor em Educação (UFRJ); mestre em Administração e Controladoria (UFC); especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário (UFC); graduado em Administração (FACE); professor Adjunto II do Curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS); coordenador do Curso de Administração do CAFS (2016-2018), reeleito para um novo mandato (2018-2020); membro representante do CAFS junto ao CONSUN, CEPEX, CAMEN – Câmara de Ensino (PREG) e CAMEX – Câmara de Extensão (PREXC); presidente setorial da CPAD - Comissão Permanente de Avaliação Docente; membro efetivo da CPA – Comissão Própria de Avaliação; coordenador acadêmico do Curso de Especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresa, ofertado no CAFS (Floriano-PI); representante do Estado do Piauí junto à ANGRAD – Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, biênio 2018-2019; elaborador de itens para o BNI – Banco Nacional de Itens (INEP), vinculado ao ENADE.

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Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos