Gestão por competências e indústria 4.0 em uma empresa alagoana
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v7i2.38084Resumo
A quarta revolução industrial exige das indústrias a modernização dos modelos de gestão de seus recursos organizacionais, inclusive os humanos, atendendo a necessidade de desenvolver pessoas de modo a aproveitar as suas competências. O objetivo deste estudo foi identificar a contribuição do modelo de gestão por competências para o desenvolvimento profissional dos funcionários de uma empresa que está na fase inicial de implantação dos conceitos da indústria 4.0. Através de entrevistas, foi feito um levantamento das competências dos colaboradores da organização escolhida, uma classificação das competências propostas por Silva, Kovaleski e Pagani (2019), foi verificado como a empresa usa a gestão por competências, a percepção dos funcionários sobre sua importância e foram levantados seis elementos que contribuem para o desenvolvimento profissional por meio da gestão por competências. A pesquisa possui natureza aplicada, exploratória e qualitativa. Foi constatado que o conhecimento técnico é a competência considerada mais importante, enquanto capacitações, treinamentos, cursos e formação, avaliações, desenvolvimento de profissionais multifuncionais e a elaboração de um plano de desenvolvimento individual foram tidos como elementos importantes para o desenvolvimento profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.