Gestão por competências e indústria 4.0 em uma empresa alagoana

Autores

  • Natanael Cícero de Lima Filho Universidade Federal de Alagoas
  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v7i2.38084

Resumo

A quarta revolução industrial exige das indústrias a modernização dos modelos de gestão de seus recursos organizacionais, inclusive os humanos, atendendo a necessidade de desenvolver pessoas de modo a aproveitar as suas competências. O objetivo deste estudo foi identificar a contribuição do modelo de gestão por competências para o desenvolvimento profissional dos funcionários de uma empresa que está na fase inicial de implantação dos conceitos da indústria 4.0. Através de entrevistas, foi feito um levantamento das competências dos colaboradores da organização escolhida, uma classificação das competências propostas por Silva, Kovaleski e Pagani (2019), foi verificado como a empresa usa a gestão por competências, a percepção dos funcionários sobre sua importância e foram levantados seis elementos que contribuem para o desenvolvimento profissional por meio da gestão por competências. A pesquisa possui natureza aplicada, exploratória e qualitativa. Foi constatado que o conhecimento técnico é a competência considerada mais importante, enquanto capacitações, treinamentos, cursos e formação, avaliações, desenvolvimento de profissionais multifuncionais e a elaboração de um plano de desenvolvimento individual foram tidos como elementos importantes para o desenvolvimento profissional.

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Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos