Processo decisório sob o efeito framing: um estudo comparativo
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v7i3.38181Resumo
No âmbito empresarial, tanto no nível estratégico, tático e operacional, a tomada de decisão é algo que acontece a todo momentos nas organizações. As finanças comportamentais, por sua vez, buscam explicar o processo decisório por meio de teorias que abordam o comportamento do indivíduo frente à tomada de decisão. Surgem, então, a teoria da utilidade esperada, segundo a qual os decisores agem de forma racional, e a teoria dos prospectos, segundo a qual os agentes são propensos ao risco em situações de perda e avessos ao risco em situações de ganho, originando-se da mesma o efeito framing que apresenta as alternativas decisórias de formas diferenciadas. A pesquisa objetivou verificar a influência do efeito framing no processo decisório dos estudantes de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranaguá. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com a aplicação de questionário a 267 estudantes que tomaram decisões frente às alternativas propostas, tendo sido realizada, por meio da ferramenta estatística teste Z, a análise de dados. De acordo com os achados, os respondentes apresentaram ser avessos ao risco nas situações de ganho e demonstrando maior propensão ao risco em situações de perdas. O presente estudo busca contribuir com pesquisas na área de teorias comportamentais em diversos grupos de atuação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.