O processo de gestão em uma empresa familiar
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v7i3.39890Resumo
No Brasil a maioria dos empreendimentos são familiares e não possuem gestão profissional. Isto explica, em partes, o insucesso destas empresas, o que torna relevante pesquisas sobre o processo de gestão de empresas familiares. A presente pesquisa pode ser classificada como qualitativa descritiva e possui como método de abordagem um estudo de caso na Empresa Savana Serviços, localizada na cidade de Araxá - MG, e tem como objetivo geral investigar como se dá o processo de gestão de uma empresa familiar. Por meio de análise de conteúdo temática as entrevistas foram analisadas e os dados discutidos à luz do referencial teórico. A pesquisa comprovou o papel do fundador na evolução da Savana Serviços. A gestão da empresa é compartilhada entre pai, filha e genro. A empresa não possui um organograma formal, mas há uma divisão informal de responsabilidades. Observou-se que a Empresa Savana cresceu conforme os membros da família perceberam oportunidades e ajustaram a empresa para transformar estas oportunidades em negócios. A experiência do fundador é valorizada pelos membros familiares presentes na gestão e a vivência no dia a dia da empresa é fator importante na gestão da empresa Savana.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.