O maná do deserto? A “Cabra Nossa de Cada Dia” foi o caminho de superar a dor e partilhar o amor

Autores

  • Antonia Márcia Rodrigues Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC)/Professora Adjunta No programa do Curso de Ciências Econômicas https://orcid.org/0000-0003-0659-9897
  • Ruan Carlos dos Santos UNIAVAN/ Professor e Tutor na Graduação em Administração UNIVALI/Doutorando no Programa de Pós-graduação de Administração - PPGA CNPQ/Participante de Grupo de Pesquisa - GEEP (Grupo de Estudos em Estrategias e Performance) http://orcid.org/0000-0001-7396-8774
  • Alcineide Aguiar Pimenta Faculdade Luciano Feijão/ Curso de Graduação Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú/Programa de Especialização https://orcid.org/0000-0001-7880-1017

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v8i1.40439

Resumo

Este caso para ensino apresenta a história de um projeto social chamado “A Cabra Nossa de Cada Dia” criado em 1993 pelo religioso Padre João Batista Frota, em Sobral-Ceará com o propósito de minimizar a fome e automaticamente combater a desnutrição e mortalidade infantil. Tornou-se mundialmente conhecido por sua capacidade de criação de fortes laços sociais que imprimiram compartilhamento e transferência de conhecimento capaz de mudar o cenário social e econômico de mais de 700 famílias em 17 comunidades atendidas. Os fatos comprobatórios do projeto foram coletados por meio de informações em livros, artigos, relatório técnico e entrevistas como o fundador e os coordenadores locais das comunidades assistidas. O caso apresenta distintas ramificações teóricas e práticas, entretanto a abordagem difundida tem viabilidade para os Cursos de graduação e Pós-graduação Lato Sensu em Administração e áreas afins. Especificamente a narrativa possibilita discussões nas disciplinas de Estratégia Empresarial no conteúdo de Capacidade Absortiva e no Terceiro Setor na disciplina de Inovação Social.

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Biografia do Autor

Antonia Márcia Rodrigues Sousa, Universidade Federal do Ceará (UFC)/Professora Adjunta No programa do Curso de Ciências Econômicas

Doutorado em Administração de empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC; Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho. Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA.

Ruan Carlos dos Santos, UNIAVAN/ Professor e Tutor na Graduação em Administração UNIVALI/Doutorando no Programa de Pós-graduação de Administração - PPGA CNPQ/Participante de Grupo de Pesquisa - GEEP (Grupo de Estudos em Estrategias e Performance)

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI.
Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL
Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Alcineide Aguiar Pimenta, Faculdade Luciano Feijão/ Curso de Graduação Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú/Programa de Especialização

Graduação em administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), pós graduação em Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006), Mestre em Administração - Minter UNIVALI. Doutorado em Administração e Sustentabilidade na UNIVATES.

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Publicado

2020-11-24

Edição

Seção

Caso para ensino