Jovens empreendedores paraibanos e suas estratégias de sobrevivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v8i2.42289

Resumo

O empreendedorismo jovem apresenta-se como uma alternativa de inclusão no mercado de trabalho, sendo fator indispensável para a promoção do desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Essa pesquisa teve por objetivo analisar as competências empreendedoras de jovens na cidade de Guarabira-PB, com base nas habilidades desenvolvidas e nas dificuldades enfrentadas por eles. Quanto à metodologia, tratou-se de pesquisa qualitativa de caráter exploratório que adotou, como técnica de coleta de dados, a realização de entrevistas semiestruturadas. Os Por meio dos resultados obtidos, observou-se que os jovens que possuem habilidades pessoais são motivados a empreender por desejarem ser donos do próprio negócio como forma de complementação da renda, em função do desemprego enfrentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geise Kelly de Oliveira Borba, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Graduada em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ.

Lívia Nogueira Pellizzoni, Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, linha de Marketing e Sociedade. Integrante do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura (GP Ciber), grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) . Especialista em Gestão de Organizações Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011). Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009) e técnica em Design de Interiores pela Escola Técnica Geração (2014). Atualmente, é professora nos Cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e dos Cursos de Ensino Superior em Tecnologia da Gestão no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Já atuou como professora no SENAC/CE, SENAC/SC e SENAC/PB e como Coordenadora de tutoria da Pós Graduação Mídias na Educação do IFSC. Tem como interesse de pesquisa Marketing, Consumo Colaborativo, Economia Criativa, Comportamento do Consumidor e Turismo.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos