A relação entre motivação para aprender e intenção empreendedora em alunos dos cursos técnicos em Administração e Contabilidade

Autores

  • Lizana Ilha da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-2271-6432
  • Fabíola Kaczam Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v8i2.43106

Resumo

Este estudo analisa a relação entre motivação para aprender e intenção empreendedora de estudantes de Cursos Técnicos em Administração e Contabilidade do Colégio Politécnico da UFSM. A obtenção dos dados referente a intenção empreendedora envolveu a aplicação do Questionário de Intenção Empreendedora. A mensuração da motivação para aprender contemplou assertivas quanto à disposição dos alunos de participar e aprender o material do curso. Principais resultados: os alunos estão motivados a aprender; o constructo de normas subjetivas demonstra a influência do ambiente social sobre o comportamento do indivíduo; e, não houve correlação significativa entre motivação para aprender e intenção empreendedora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizana Ilha da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Especialista em Contabilidade Pública. Bacharela em Ciências Contábeis pela UFSM. Professora Substituta do Colégio Politécnico da UFSM.

Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e Mestra em Administração pela UFSM, respectivamente em 2017 e 2019. Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria (2015). Bacharel em Ciências Contábeis pela URCAMP (2013) e Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG (2015). Áreas de interesses são Empreendedorismo Contábil, Tecnologia e Contabilidade Rural. Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Tecnologia e Gestão (CTG). 

Fabíola Kaczam, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Engenharia de Produção pela UFSM. Bacharela em Engenharia de Produção pela UTFPR. Graduanda em Administração pela UFSM.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos