A relação entre motivação para aprender e intenção empreendedora em alunos dos cursos técnicos em Administração e Contabilidade

Autores

  • Lizana Ilha da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Krüger Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-2271-6432
  • Fabíola Kaczam Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v8i2.43106

Resumo

Este estudo analisa a relação entre motivação para aprender e intenção empreendedora de estudantes de Cursos Técnicos em Administração e Contabilidade do Colégio Politécnico da UFSM. A obtenção dos dados referente a intenção empreendedora envolveu a aplicação do Questionário de Intenção Empreendedora. A mensuração da motivação para aprender contemplou assertivas quanto à disposição dos alunos de participar e aprender o material do curso. Principais resultados: os alunos estão motivados a aprender; o constructo de normas subjetivas demonstra a influência do ambiente social sobre o comportamento do indivíduo; e, não houve correlação significativa entre motivação para aprender e intenção empreendedora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lizana Ilha da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

    Especialista em Contabilidade Pública. Bacharela em Ciências Contábeis pela UFSM. Professora Substituta do Colégio Politécnico da UFSM.

  • Cristiane Krüger, Universidade Federal de Santa Maria
    Professora Adjunta do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora e Mestra em Administração pela UFSM, respectivamente em 2017 e 2019. Especialista em Gestão Pública e em Contabilidade, Perícia e Auditoria (2015). Bacharel em Ciências Contábeis pela URCAMP (2013) e Graduada no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional - PEG (2015). Áreas de interesses são Empreendedorismo Contábil, Tecnologia e Contabilidade Rural. Líder do Grupo de Pesquisa em Contabilidade, Tecnologia e Gestão (CTG). 
  • Fabíola Kaczam, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestra em Engenharia de Produção pela UFSM. Bacharela em Engenharia de Produção pela UTFPR. Graduanda em Administração pela UFSM.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos