Formas de financiamento de insumos no cultivo da soja: análise das modalidades Barter, capital próprio e financiamento de terceiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v8i2.43238

Resumo

Este trabalho delineou como objetivo analisar as modalidades de financiamento de insumos na produção da soja em duas propriedades, a partir da ótica dos custos, a fim de identificar a alternativa de maior viabilidade financeira. A pesquisa classificou-se como descritiva e qualitativa, utilizando-se das técnicas de estudo de caso e da pesquisa documental para levantar dados de uma propriedade rural nas últimas quatro safras. Os resultados revelaram que os insumos representam uma parcela significativa dos custos totais (55%), e foi possível concluir que o produtor necessita considerar no planejamento agrícola a avaliação das opções para custeio e as condições do mercado para a cultura da soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Scremin, Universidade Franciscana (UFN)

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Franciscana (UFN).

Bruna Faccin Camargo, Universidade Franciscana (UFN)

Doutoranda em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Zaragoza – Espanha, Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Docente na Universidade Franciscana (UFN).

Jocias Maier Zanatta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Adminsitração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, Pós graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e Bacharel em Administração. Professor e Administrador Hospitalar.

Ismael Alan Halberstadt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre e Doutorando em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (UFSM).

Flavia Luciane Scherer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Administração pelo Centro de Pesquisas e Pós Graduação em Administração (UFMG), Professora no Departamento de Ciências Administrativas (UFSM)

Downloads

Publicado

2020-08-01

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos