Motivação do afroempreendedorismo feminino e a economia étnica
um levantamento da percepção em São Luís (MA)
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v9i1.49496Resumo
As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço no campo profissional e no setor econômico e essa evolução também ocorre no campo do empreendedorismo. No Brasil, a desigualdade social é desoladora, e quando se detém um olhar sobre mulheres negras no poder, na frente de grandes empresas, estas são as mais discriminadas no país. No entanto, é reconhecido que as empreendedoras negras encaram muitas dificuldades e preconceitos ao abrir um novo empreendimento na sociedade. O objetivo principal desta pesquisa é levantar qual a motivação empreendedora das afroempreendedoras na região metropolitana de São Luís do Maranhão. Esse estudo adotou a estratégia de pesquisa quantitativa com caráter exploratória através da elaboração de formulário eletrônico contendo afirmações com opções baseadas na escala Likert, o qual foi aplicado a 52 empreendedoras negras na região metropolitana de São Luís, no estado do Maranhão. Os resultados indicam que maior parte das respondentes é motivada a empreender pelos principais fatores: Independência Financeira, Desigualdade Racial e por Necessidade de Sobrevivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.