O contador como consultor
A percepção do microempreendedor individual na cidade de Viçosa do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v10i3.55281Resumo
O Microempreendedor individual (MEI) se torna um empresário sem necessitar de um contador, entretanto, ressalta-se que as chances de crescimento ou até mesmo as chances de “fechar as portas de seu negócio”, são maiores em relação aos demais microempreendedores que procuram os serviços da consultoria contábil. O estudo teve como objetivo demonstrar as potencialidades de crescimento da empresa através da contabilidade consultiva para o Microempreendedor individual. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com microempreendedores individuais na cidade de Viçosa do Ceará. O estudo trouxe o reflexo de outros estudos sobre o MEI e o contador, o que se percebe é que neste reflexo, a imagem do contador vem perdendo espaço e talvez até credibilidade para alguns microempreendedores, já que a visão destes é que sozinho eles conseguem realizar todos os processos relativos à empresa, entretanto, o portal pode tirar algumas dúvidas ou mesmo auxiliar o microempreendedor, mas, este mesmo portal não dá ao microempreendedor a visão de seu empreendimento de forma profunda e nem soluciona problemas referentes à empresa. Diante deste contexto, destaca-se a importância do contador para auxílio aos microempreendedores, para que se diminua o número de microempreendedores que fecham suas portas de forma rápida. Abre-se aqui a continuidade deste estudo com novas pesquisas e que podem ser conduzidas a fim de descobrir como os microempreendedores superam suas dificuldades, com ou sem ajuda do contador. Conclui-se o quanto é importante o contador para o crescimento do MEI, todavia, menciona-se que esta importância se torna deteriorada a partir da não exigência do contador para o MEI, o que condiciona a empresas saturadas e inadimplentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.