Ser empreendedora em Portugal

Perspectivas de mulheres brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v10i3.56017

Resumo

Este estudo pretendeu conhecer os processos psicossociológicos que as mulheres brasileiras empreendedoras em Portugal vivenciam no exercício de sua profissão. Treze mulheres brasileiras empreendedoras foram entrevistadas. Uma análise temática permitiu identificar cinco temas, percebendo-se, nomeadamente, que as adversidades encontradas foram sobretudo a pandemia da Covid-19 e as diferenças culturais entre o Brasil e Portugal, ressaltando-se que o fato de ser imigrante e mulher pode interferir no negócio. Entretanto, elas conseguem sobressair e procuram sempre o melhor para a sua empresa e clientes.

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Biografia do Autor

Tiara Pandolfi, ISCTE

Mestre em Psicologia Social e das Organizações pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2021. Os seus interesses de investigação centram-se nos estudos de género e dependência química.

Maria Helena Santos, ISCTE

Doutorada em Psicologia Social e Organizacional pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa desde 2011 e, atualmente, é investigadora integrada no CIS-Iscte. Os seus principais interesses de investigação centram-se nos estudos de género e nas medidas de ação positiva em contextos profissionais marcadamente femininos e masculinos.

Carla Cerqueira, Universidade Lusófona

Doutorada em Ciências da Comunicação - especialização em Psicologia da Comunicação pela Universidade do Minho (2012). Atualmente é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona, investigadora integrada no CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias e investigadora colaboradora no CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. As suas áreas de interesse incluem género, feminismos, interseccionalidade, ONGs e media.

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Publicado

2022-12-27

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos