Cultura organizacional e serviço público

Uma revisão sistemática

Autores

  • Taciana Rita Santos Souza UFPB
  • Allisson Silva dos Santos UFPB
  • Gabrielle Carvalho UFPB

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v10i3.56530

Resumo

Considerando a dinamicidade da cultura e como isso afeta as organizações - e, em especial as instituições públicas -, faz-se necessário refletir sobre as variáveis culturais que influenciam no âmbito do serviço público. Para esta revisão sistemática, utilizou-se o protocolo proposto por Donato e Donato (2019) para definir os critérios de inclusão e exclusão. Em relação aos assuntos analisados, observou-se discussões para as práticas de gestão e o desempenho organizacional como mais recorrentes. Para além disso, é necessário que seja proporcionado aos trabalhadores a gestão do conhecimento, pois assim poderão compreender as práticas corporativas, auxiliar nos processos decisórios e envolverem-se mais com a cultura da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana Rita Santos Souza, UFPB

Mestranda em Administração pela Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2016). Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2013) e em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2013). Administradora vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

Allisson Silva dos Santos, UFPB

Mestre em Administração com ênfase em Finanças e Métodos Quantitativos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Especialista em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Bacharel em Administração pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Integrante do do Núcleo de Estudos em Gestão e Negócios - NEGN/IFPB. Integrante do Núcleo de Extensão Catalisador de Empreendimentos Solidários - NUCAES/IFPB. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira de Impacto - NUPEFI/IFPB. Professor Substituto de Administração do IFPB.

Gabrielle Carvalho, UFPB

Bacharela em Administração pelo IFPB. MBA em Marketing, Empreendedorismo e Finanças pela UNIBF.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos