Metodologia DMAIC

Um estudo de caso para uma lanchonete no interior do estado do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v11i2.57975

Resumo

Este trabalho busca analisar uma empresa familiar do setor de varejo, através da metodologia DMAIC: definir, medir, analisar, melhorar e controlar. Os resultados evidenciaram queixas de clientes sobre o atendimento e processos obsoletos dentro da organização. Por meio dos resultados, foi possível identificar os problemas que resultavam na má qualidade de atendimento e melhorias para o aumento de receita. Propostas de intervenções, aliadas aos planos de controle elaborados nas últimas etapas da metodologia, garantiram uma padronização das atividades para melhoria da qualidade e para evitar desperdícios.

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Biografia do Autor

Juliano Nogueira, Universidade Federal de São Paulo

Atualmente, trabalho de gerente comercial na Lanchonete Opção Cearense. Sou Green Belt em Lean Seis Sigma e realizo o Treinamento de Black Belt em Lean Seis Sigma com o objetivo de ser especialista na área de Lean Seis Sigma. Tenho experiências com a ferramenta e curso avançado de Excel e todo pacote Office. Possuo cursos introdutórios de softwares como: MiniTab 18, MS Project e Power BI. Tenho inglês avançado e compreendo pouco de espanhol. Tenho curso técnico de Assistente Administrativo e curso de Gestão Financeira. Na empresa onde eu trabalho, o contato com pessoas é frequente, onde adquiri habilidades de comunicação com clientes e fornecedores. Busco crescer profissionalmente adquirindo experiências na minha área de atuação e usar de meus conhecimentos para realizar um bom trabalho.

Ana Carolina Constante Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos