Diagnóstico da gestão administrativa em empresas familiares a partir do atemporal “PODC”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v12i2.63437

Resumo

A presente pesquisa dedicou-se a diagnosticar a gestão administrativa em empresas familiares da região do Vale do Jaguari/RS. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como descritiva tendo sido operacionalizada por meio de levantamento do tipo survey junto aos gestores das referidas empresas. Os principais achados indicaram que, por mais que a maioria das empresas familiares investigadas sejam de pequeno porte, elas priorizam uma adequada gestão administrativa por meio das funções de planejar, organizar, dirigir e controlar fazendo a “lição de casa”. Observou-se, por meio da aferição das menores médias, que apenas a função administrativa “controle” precisa de mais atenção da gestão empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tanize Petterini Milbradt, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

Bacharel em Administração (IFFAR)

Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-doutoranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria.

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Federal de Santa Maria

Pós Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração (2014) e mestrado em Ciências Contábeis (2008) pela Universidade Regional de Blumenau, especialização lato sensu em Auditoria e Perícia pela Universidade de Cruz Alta (2006), em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Contestado ( 2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (2004). É membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul e da Academia Soledadedense de Letras. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFSM, participou como docente permanente na linha de pesquisa Controladoria, sendo Líder do Grupo de Pesquisa Pesquisas em Controladoria, Contabilidade Comportamental e Sistemas de Controle Gerencial (UFSM), e pesquisador dos Grupos de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais e Pesquisas em Controle Gerencial (FURB), registrados no DGP/CNPQ.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos