Diagnóstico da gestão administrativa em empresas familiares a partir do atemporal “PODC”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v12i2.63437

Resumo

A presente pesquisa dedicou-se a diagnosticar a gestão administrativa em empresas familiares da região do Vale do Jaguari/RS. Metodologicamente, a pesquisa classifica-se como descritiva tendo sido operacionalizada por meio de levantamento do tipo survey junto aos gestores das referidas empresas. Os principais achados indicaram que, por mais que a maioria das empresas familiares investigadas sejam de pequeno porte, elas priorizam uma adequada gestão administrativa por meio das funções de planejar, organizar, dirigir e controlar fazendo a “lição de casa”. Observou-se, por meio da aferição das menores médias, que apenas a função administrativa “controle” precisa de mais atenção da gestão empresarial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tanize Petterini Milbradt, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul

    Bacharel em Administração (IFFAR)

  • Maíra Nunes Piveta, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-doutoranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria.

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Federal de Santa Maria

    Pós Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração (2014) e mestrado em Ciências Contábeis (2008) pela Universidade Regional de Blumenau, especialização lato sensu em Auditoria e Perícia pela Universidade de Cruz Alta (2006), em Administração de Recursos Humanos pela Universidade do Contestado ( 2005) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (2004). É membro da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul e da Academia Soledadedense de Letras. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFSM, participou como docente permanente na linha de pesquisa Controladoria, sendo Líder do Grupo de Pesquisa Pesquisas em Controladoria, Contabilidade Comportamental e Sistemas de Controle Gerencial (UFSM), e pesquisador dos Grupos de Pesquisas em Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais e Pesquisas em Controle Gerencial (FURB), registrados no DGP/CNPQ.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos