Marketing digital

Influência das mídias sociais na decisão de compra do consumidor acadêmico

Autores

  • Fernanda de Oliveira Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Ana Clara Pereira Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
  • Bernardo Almeida Rocha Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) https://orcid.org/0000-0002-9772-5627
  • Luiz Célio Souza Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) https://orcid.org/0000-0002-8865-9867

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v13i1.67012

Resumo

A pesquisa avaliou a influência das mídias sociais na decisão de compra de 118 alunos de graduação do IFNMG-campus Almenara. Obteve-se média 7,746 para a percepção do grau de influência das mídias sociais sobre a decisão de compra. As variáveis "Frequência de acesso", "Busca de informações" e "Frequência de compra" foram as mais impactantes. A análise resultou em uma nova dimensão chamada "Interação digital", mostrando que quanto maior a interação, maior a influência. As Plataformas de compras e o Instagram foram as mídias sociais mais utilizadas dentro do processo de decisão de compra, demonstrando uma maior influência sobre os consumidores.

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Biografia do Autor

Fernanda de Oliveira Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Tecnologa em Processos Gerenciais. 

Ana Clara Pereira Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Tecnologa em Processos Gerenciais. 

Bernardo Almeida Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduando em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - campus Almenara (2023). Atua como membro do Observatório das Desigualdades e Discriminações Étnico-Raciais (Unimontes), do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão Afro-brasileiros Indígenas (NEABI UFOP), do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados (IFNMG) e do Observatório de Políticas Raciais (UFMG). Durante o ensino médio, atuou como membro do NEABI do IFNMG - campus Almenara (2021-2023) e como Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq (2021-2023). Foi Bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa PIP/UFOP (2024). Atualmente, é Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e membro da Comissão de Verificação e Reavaliação - Cota para Negros da UFOP. No terceiro setor, atua como Consultor do Departamento Administrativo e Financeiro e Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da PROJET - Empresa Júnior de Engenharia de Produção da Escola de Minas. Seus principais temas de interesse incluem Empreendedorismo e Inovação, Ergonomia, Relações de trabalho e Diversidade e Inclusão.

Luiz Célio Souza Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2017). Atualmente é Professor, em regime de Dedicação Exclusiva, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Câmpus Almenara e Bolsista de Fixação de Recursos Humanos do CNPq - Nível A. Foi Pesquisador Nível 2 (Bolsista Produtividade PQ2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Engenharias de Produção e de Transportes (2021-2024) e bolsista da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Programa Cátedras Brasil (2020-2021). É pesquisador líder do Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis, Sustentabilidade e Inteligência Artificial Aplicada e do Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados, ambos do IFNMG. Tem experiência acadêmica na área de Engenharia de Produção e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento experimental, otimização, análise de viabilidade e finanças e análise econômica de projetos de energia renovável.

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Publicado

2025-04-09

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos