Notícias


Chamada para o dossiê "Cinemas amazônicos em tempo de luta"

 

A revista “C-Legenda”, publicação do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, abre chamada para o dossiê “Cinema amazônicos em tempos de luta”, a ser publicado em sua edição de número 38 (dezembro de 2020).

Os textos para a composição do dossiê serão recebidos até 15 de outubro de 2020 e as informações referentes às diretrizes de publicação podem ser acessadas em https://periodicos.uff.br/ciberlegenda/about/submissions#authorGuidelines

Atualmente, a revista publica textos redigidos por doutores e doutorandos interessados, sobretudo, em pesquisas nos campos do cinema e do audiovisual. Além de contribuições para dossiês, o periódico também recebe, em fluxo contínuo, artigos, ensaios, entrevistas e resenhas.

Atenciosamente,

Reinaldo Cardenuto e India Mara Martins

 

CHAMADA DE DOSSIÊ: C-Legenda, n. 38

 

Cinemas amazônicos em tempo de luta

Em memória de Ana Lucia Lobato e Feliciano Pimentel Lana

Organização: Lúcia Ramos Monteiro (UFF) e Sávio Luis Stoco (UFPA)

O que podem o cinema e o audiovisual – e a pesquisa nessa área – face aos ataques de toda ordem que atingem a região amazônica? Mobilizado pela urgência da situação vivida por povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos da Amazônia, o dossiê Cinemas amazônicos em tempos de luta pretende reunir trabalhos dedicados a refletir sobre iniciativas cinematográficas e audiovisuais na região amazônica, considerando tanto reflexões que se norteiam a partir do reconhecimento dos engajamentos originais dos filmes, quanto estudos a contrapelo a determinados discursos cinematográficos. O dossiê deverá oferecer uma mirada sobre a produção estética e política de um espaço amplo e diverso, tomado para além de fronteiras nacionais. Cinemas amazônicos, no plural, não se resumem ao conjunto de filmes feitos na Amazônia; a expressão tampouco deve ser assimilada unicamente à filmografia de cineastas oriundos da região amazônica. Ao considerarmos os cinemas amazônicos em sentido amplo, é preciso levar em conta também realizações e projetos capazes de traduzir sensibilidades próximas a cosmologias de povos amazônicos; modalidades audiovisuais de ativar memórias e projetar futuros para um território marcado pela diversidade.

Data limite de envio dos textos: 15 de outubro de 2020

 
Publicado: 2020-05-14 Mais...
 
1 a 1 de 1 itens