"Ônibus 174": O sujeito e sua representação filmica.

Autores

  • Julia Gonçalves Declie Fagioli Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Cinema documentário, modelo relacional, representação, fundo, fachada

Resumo

Através da analise do filme Ônibus 174 (Brasil, 2002) de José Padilha, pretende-se, neste trabalho, esclarecer fenômenos da comunicação no cinema documentário. Para isso, será preciso compreender o modelo relacional de Comunicação, desenvolvido por Louis Queré.  As idéias de Jean-Louis Comolli dialogam com as de Quéré na medida em que permitem entender as relações comunicacionais presentes no cinema: entre o filme e o espectador e entre aquele que filma e aquele que é filmado. Um terceiro movimento associa essas noções à possibilidade de uma análise da representação do sujeito no cinema documentário em termos de fundo e fachada, conceitos fundamentais da sociologia de Erving Goffman. Por meio desse caminho teórico almeja-se alcançar a compreensão do posicionamento da personagem principal do filme.

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Publicado

2010-06-04

Edição

Seção

Artigos