Culturas em ação: Notas sobre a hibridação ou hibridização dos produtos midiáticos na televisão brasileira

Autores

  • Naiana Rodrigues da Silva Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Cultura, hibridização. Televisão, reality shows

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as produções midiáticas contemporâneas com base no que os autores Nestor García Canclini (1998) e Jesús Martín-Barbero (2003) chamam, respectivamente, de hibridização ou hibridação cultural. Para tanto, escolhemos um gênero de programa televisivo como exemplar desses processos: os reality shows, e nos debruçamos na compreensão de, em que medida e sentido esses produtos podem ser considerados híbridos.   

 

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Biografia do Autor

Naiana Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (2007) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atuou como repórter I, da editoria de Cidade do Jornal Diário do Nordeste e como assessora de imprensa do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Ceará (IAB-CE). Tem experiência no ensino de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, história do jornalismo, ética, técnicas de redação jornalística, televisão, teorias da comunicação e novas tecnologias.

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Publicado

2010-12-04