Da ideologia editorial aos critérios de noticiabilidade: processo de construção de veículo de imprensa alternativa digital para a América Latina popular

Autores

  • Alexandre Barbosa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

comunicação digital na América Latina, imprensa alternativa latino-americana, critérios de noticiabilidade.

Resumo

A indústria jornalística na América Latina adota critérios de noticiabilidade que excluem a América Latina Popular como categoria central de seleção de notícias. Quando não há a exclusão, a construção das notícias procura reforçar o caráter periférico ou exótico dessas regiões. A imprensa alternativa, principalmente a digital, tem o papel de adotar outros critérios de seleção e construção das notícias que coloquem a América Latina Popular como agente principal, numa tarefa de dar voz a movimentos sociais e culturais que não têm espaço na indústria jornalística. Este artigo mostra de que forma o site Latinoamericano construiu a trajetória para se transformar em uma alternativa de comunicação na América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Barbosa, Universidade de São Paulo

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, especialista em Jornalismo Internacional pela PUC-SP. Coordenador e professor do curso de Jornalismo da Universidade Nove de Julho (SP).

Downloads

Publicado

2010-12-04