A notícia no contexto do Mercosul - Um estudo de caso da referencialidade Brasil-Uruguai na mídia online
Palavras-chave:
Mercosul, jornalismoResumo
o presente trabalho se propõe a apresentar um estudo preliminar das referências entre Brasil e Uruguai na mídia online. Para tanto, foram estudados durante o período de uma semana (de 01/06 a 07/06, inclusive) as notícias publicadas no principal corpo informativo dos sítios Elpais.com.uy e Zerohora.clickrbs.com. À luz da perspectiva do newsmaking, mostra-se que, tendo como base a ausência de um agendamento midiático expressivo e a falta valores-notícias que conectem o Brasil ao Uruguai e vice-versa, a agenda pública dificilmente incorpora/apresenta elementos que propiciem uma efetiva integração regional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).