A notícia no contexto do Mercosul - Um estudo de caso da referencialidade Brasil-Uruguai na mídia online

Autores

  • Jandré Corrêa Batista Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
  • Anelize Maximila Corrêa Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Palavras-chave:

Mercosul, jornalismo

Resumo

 

o presente trabalho se propõe a apresentar um estudo preliminar das referências entre Brasil e Uruguai na mídia online. Para tanto, foram estudados durante o período de uma semana (de 01/06 a 07/06, inclusive) as notícias publicadas no principal corpo informativo dos sítios Elpais.com.uy e Zerohora.clickrbs.com. À luz da perspectiva do newsmaking, mostra-se que, tendo como base a ausência de um agendamento midiático expressivo e a falta valores-notícias que conectem o Brasil ao Uruguai e vice-versa, a agenda pública dificilmente incorpora/apresenta elementos que propiciem uma efetiva integração regional.

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Biografia do Autor

Jandré Corrêa Batista, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e graduando em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com período de estudos na Universidade Católica del Uruguay - Dámaso Antonio Larrañaga (UCU). É bolista de mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Anelize Maximila Corrêa, Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

Professora das disciplinas de Direito Internacional Público e Direitos Humanos dos cursos de Ciências Jurídicas e Sociais das Universidades Católica e Federal de Pelotas (UCPel e UFPel). Doutora em Direito pela Universidad de Buenos Aires (UBA, 2009), mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, 2005) e graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 1992).

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Publicado

2010-12-04