Boa leitura!
Resumo
Prezado leitor,
Antes de mais nada, queremos agradecer o número expressivo de artigos submetidos à avaliação nesta última edição: mais de quarenta. Selecionamos quinze para a edição de outubro, que, com prazer, apresentamos agora. Outros tantos, também avaliados positivamente, serão publicados em nossa última edição de 2007, prevista para fins de dezembro. Por fim, queremos reforçar os agradecimentos aos autores que, a partir das considerações de nossos pareceristas, têm reapresentado seus artigos para nova avaliação e possível publicação. Acreditamos que o volumoso feedback que temos recebido, nesse sentido, atesta a compreensão, por parte dos autores, de nossos cuidados editoriais.
Voltemos, por agora, à edição atual: questões relacionadas à cibercultura são o mote para agruparmos os cinco primeiros artigos, de autoria, respectivamente, de Marcelo Lopes, Filipe Barros, José Cláudio Oliveira, Márcio Padrão e Leonardo Almeida.
Por sua vez, os trabalhos de Laércio Góes e Lucia Santa Cruz oferecem reflexões importantes sobre formas alternativas de Jornalismo.
O cinema é o eixo que aproxima os artigos de Erly Vieira Jr, Pedro Lapera, Fábio Ramalho, Airton De Grande e Cristiane Lima. Os três primeiros trazem instigantes abordagens sobre cinema e política, cabendo aos dois últimos considerações sobre o campo do documentário.
Encerrando a edição, os textos de Felipe Muanis, Sofia Zanforlin e Lílian Moreira têm como foco séries televisivas, a partir de discussões diversas.
Por último, gostaria de agradecer publicamente à equipe editorial que tem trabalhado comigo no esforço de colocar a Ciberlegenda na rede. São discentes de Mestrado e Doutorado da UFF, todos voluntários, que aceitaram o desafio de editar uma revista de pós-graduação com padrões de qualidade e marcada pelo compromisso com a causa pública. Pelos mesmos motivos, registro aqui minha gratidão com a equipe de pareceristas.
Ana Lucia Enne – editora
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).